Reativação de empresa baixada: como é possível?
Confira quais são os procedimentos necessários para reativação de empresa e saiba quem poderá lhe ajudar nesse processo.
Você sabe quais situações que causam a baixa de uma empresa?
Suspensão do CNPJ ou inaptidão da inscrição municipal/estadual, por descumprimento de obrigação acessória, estão entre os principais fatores que levam uma empresa a ter a baixa solicitada.
Se você está pensando em reativar a empresa, saiba que é preciso seguir algumas recomendações legais para que o negócio atue dentro da legalidade.
Confira abaixo quais são os procedimentos necessários para reativação de empresa e saiba quem poderá lhe ajudar nesse processo.
Empresa baixada: o que significa?
Quando uma empresa se encontra inativa, ou seja, já não realiza mais ações e nem executa mais seus serviços, não se pode somente “abandoná-la”. Quando se percebe que o negócio em si já não possui força nem potencial de se manter, é preciso “fechar as portas”.
Na grande maioria das vezes, essa baixa é solicitada pelo contribuinte, motivado pelo não cumprimento da obrigações acessórias mensais, semestrais ou anuais.
A baixa de uma empresa sem a solicitação do contribuinte é um fato incomum e até certo ponto, raro. Há, no entanto, algumas possibilidades de o órgão público solicitar a baixa de uma empresa. São casos considerados extremos, como na ocasião de encontrar indícios graves de irregularidades, por exemplo.
Devido a questões legais e jurídicas, se faz necessário dar baixa na empresa. Ao concluir todos os procedimentos, dizemos que agora temos uma empresa baixada.
Quais são os procedimentos para reativação de uma empresa?
Antes de reativar a empresa, um dos procedimentos básicos é levantar a situação da empresa em todos os órgãos, isto é, os motivos pelos quais levaram a sua suspensão ou inaptidão e cumprir as exigências.
Por exemplo, se o motivo foi a falta de pagamentos de algum tributo, a empresa deve quitá-lo, bem como todas as outras pendências que porventura, constarem.
Esta parte burocrática é obrigatória e pode parecer um tanto confusa ao empreendedor, porém, é possível contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto para executar todos os trâmites necessários.
Orientações para startups
Para evitar problemas como a suspensão do CNPJ, as startups precisam procurar um profissional para saber quais são as obrigações acessórias. Todas as empresas têm obrigações junto a fiscalização e isso depende do enquadramento da empresa.
Por exemplo, o DES (Declaração Eletrônica de Serviços) é uma declaração obrigatória em Belo Horizonte, que precisa ser realizada mensalmente.
Qual empresa pode me ajudar nesse processo?
A Rede Legalizar pode ajudar o empreendedor no processo de reativação de empresa. Com experiência e equipe especializada neste tipo de procedimento, garantimos agilidade na resolução de todas etapas burocráticas para a reativação de sua empresa, bem como questões legais em geral.
Fale agora mesmo conosco: contato@golinces.com.br e +55 31 3564-5102.
Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais
Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!
WhatsApp: 31 99679-7887
Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/
🌐Site : http://golinces.com.br/
Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!
Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.
Quer saber mais?
Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/