Offshore: Como abrir uma filial nos EUA

Grande parte dos empreendedores tem a ambição de ampliar os negócios, aumentar o faturamento e se destacar entre os concorrentes….

Abrir Offshore e empresa nos EUA

Grande parte dos empreendedores tem a ambição de ampliar os negócios, aumentar o faturamento e se destacar entre os concorrentes. E essa expansão muitas vezes inclui a abertura de filiais, uma forma de ganhar mais fatias do mercado onde está inserido, se for fora do país recebem o nome de Offshore.

E alguns deles pensam ainda mais alto e decidem internacionalizar a empresa. São vários destinos, mas um se destaca por oferecer muitos benefícios fiscais, além de possibilidade de crescimento e visibilidade: os Estados Unidos da América.

Abrir uma filial nos EUA não é um sonho distante. Com planejamento, atenção e, claro, auxílio de uma empresa especializada em comércio exterior com know how em legislação norte-americano, é possível expandir o empreendimento.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios de abrir uma filial nos Estados Unidos e ensinar o passo a passo para tirar essa meta do papel e levar a empresa para terras estrangeiras.

Por que abrir uma filial Offshore nos Estados Unidos?

Os Estados Unidos são a primeira economia do planeta, possuem o mercado consumidor interno forte, moeda valorizada – e presente em todas as partes do mundo – e a maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita entre todos os países. Em geral, o cenário para empreendedores é estável e apresenta muitas oportunidades de crescimento, independentemente do setor.

Tudo isso já é motivo para qualquer empreendedor almejar abrir uma empresa nos EUA. Mas o paraíso do capitalismo oferece uma série de outros benefícios para quem deseja ter uma filial, como:

  • Cultura de negociações: os norte-americanos são competitivos e exigentes, mas estão sempre em busca de boas oportunidades;
  • Legislação: diferente do que ocorre no Brasil, nos EUA as leis que regem o mercado são mais flexíveis. Existe burocracia, mas os processos são simplificados e ágeis tanto para o momento de abertura da empresa quanto no decorrer de sua atividade no país;
  • Baixo investimento inicial: para abrir uma empresa no EUA, o empreendedor precisa investir entre US$ 500 a US$ 2 mil. O valor varia de acordo com o estado onde a filial será estabelecida.
  • Credibilidade: ter uma filial nos Estados Unidos eleva a marca a outro patamar, fazendo com que ela seja vista com mais profissionalismo. Sem contar que estar presente no exterior valoriza a empresa;
  • Vantagens migratórias: abrir uma empresa nos EUA não dá direito automático ao Green Card, mas é um dos (muitos) requisitos para sua obtenção, ou seja, o processo pode ser facilitado nesse quesito;
  • Confidencialidade: a legislação norte-americana oferece alto nível de confidencialidade para os proprietários de empresas, o que pode ser uma vantagem para aqueles que desejam manter suas finanças privadas;
  • Proteção de ativos: outra vantagem é ter os bens protegidos em caso de litígios ou falência, já que eles não são considerados na dívida e, por isso, estão menos vulneráveis a processos judiciais;
  • Redução de impostos: os EUA fazem parte da lista dos países considerados paraísos fiscais pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, é uma boa oportunidade de abrir uma filial com diminuição da carga tributária. Além disso, o país oferece incentivos fiscais para empresas, o que pode levar a uma redução significativa nos custos tributários;

São muitas as vantagens de abrir uma empresa nos EUA. Mas é importante atentar para o estado, já que o país permite que cada região tenha sua própria legislação e estabelece as regras.

Como abrir uma filial nos EUA

Para ter uma empresa estabelecida nos Estados Unidos é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é ter um passaporte brasileiro válido, não sendo necessária a obtenção de visto, tampouco morar nos EUA. Inclusive, todo o processo de abertura pode ser feito em solo brasileiro.

Em seguida, é preciso estudar as leis de cada estado norte-americano. Como foi dito anteriormente, eles são independentes e possuem suas próprias legislações e regulamentações fiscais, com benefícios e exigências diferentes.

Feito isso, basta os passos abaixo:

  • Escolha o tipo de empresa que irá abrir. São diversos modelos de negócios:
  • Empresário Individual (Sole Proprietorship): proprietário único, responsável pelo gerenciamento de todas as atividades da empresa, obrigações e dívidas;
  • Sociedade (Partnership): formada a partir de dois proprietários, que compartilham o controle, responsabilidade e lucros da empresa;
  • S-Corporation (S-Corp): não é tributada pelo imposto de renda federal, mas pelos proprietários individuais, que têm responsabilidade limitada pelas dívidas e obrigações;
  • C-Corporation (C-Corp): separada legalmente dos proprietários, com responsabilidade limitada pelas dívidas e obrigações da empresa. Modelo tributado pelo imposto de renda federal e estadual;
  • Empresa de Responsabilidade Limitada (Limited Liability Company – LLC): combina as características da sociedade e da corporação;
  • Join Venture (JL): empresa de período determinado que pode existir durante o desenvolvimento de um projeto específico.
  • Nomeie um agente registrado que será responsável por receber documentos legais em nome da sua empresa;
  • Obtenha um número de identificação fiscal (EIN) emitido pelo Internal Revenue Service (IRS) dos EUA. Isso é necessário para abrir uma conta bancária e cumprir as obrigações fiscais da empresa;
  • Abra uma conta bancária em nome da sua filial nos EUA;
  • Cumpra as obrigações fiscais que podem incluir o pagamento de impostos estaduais e federais, preenchimento de declarações fiscais e armazenamento registros financeiros precisos;
  • Cumpra outras obrigações legais, como licenças ou permissões.

Para escolher o melhor modelo para o negócio, o ideal é contar com uma consultoria especializada, que orientar quanto às obrigações, vantagens e riscos de cada tipo de empresa.

Quais são as exigências para abrir uma filial Offshore nos EUA

Nos Estados Unidos, uma empresa deve ser rentável, mas principalmente, gerar novas oportunidades para os norte-americanos. Por isso, é obrigatório, por um período mínimo de 2 anos, que a filial crie vagas e contrate funcionários. Inclusive, essa regra é essencial para que o empreendedor consiga obter o visto EB-5, que possibilita ao empresário obter autorização de moradia fixa e por tempo indeterminado em solo americano.

Contudo, se o empresário quiser obter visto de moradia no momento da abertura da empresa, ele precisa investir US$ 500 mil até US$ 1 mi, dependendo do estado onde o empreendimento será estabelecido.

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