Preciso ter um CNPJ para abrir loja virtual?
Preciso ter um CNPJ para abrir loja virtual? Uma das principais dúvidas dos lojistas de primeira viagem é: preciso de…
Preciso ter um CNPJ para abrir loja virtual?
Uma das principais dúvidas dos lojistas de primeira viagem é: preciso de um CNPJ para abrir loja virtual? E seu utilizar o meu CPF, o que acontece quando o meu negócio crescer?
Essa questão é de suma importância e você deve, sim, buscar ajuda. Sobre isso, analise o que é melhor para o seu negócio de acordo com a sua realidade atual. Também leve em conta as projeções para o futuro. Vamos saber mais? Continue conosco!
Diferença entre CPF e CNPJ
Para início de conversa, é importante que você saiba (e que esteja na ponta da língua) a diferença entre CPF e CNPJ. Parece simples, mas, para muitos não é.
O primeiro é o Cadastro de Pessoa Física, sua emissão não é obrigatória, mas é indicado que todo cidadão tenha o seu. Por ele, você consegue abrir contas bancárias, fazer compras parceladas e declarar à Receita Federal os seus ganhos. Porém, tudo isso tendo como base uma única pessoa.
Já o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e tem como foco as empresas. Por ele, você, como empreendedor, emite notas fiscais, favorece parcerias, consegue negociar com mais credibilidade e, claro, também declara impostos à RF.
Mas, você precisa mesmo ter um CNPJ para abrir a sua loja virtual?
É aconselhável que o faça
No geral, ter um CNPJ diz respeito à regularização da empresa, ou seja, as que não possuem estão operando ilegalmente, mesmo as que não possuem um espaço físico, ou seja, os negócios online também precisam obter o registro.
Isso porque, a partir do CNPJ, você poderá:
- Formalizar e prestar contas à Receita Federal;
- Ter credibilidade com clientes e fornecedores;
- Abrir crédito especial para empresas;
- Emitir nota fiscal;
- Ter mais facilidade em negociar com fornecedores;
- Ter maior projeção de crescimento;
- Formalizar funcionários.
Um dos principais sonhos atuais é ter um negócio próprio, sendo que o e-commerce é uma das maneiras mais viáveis para que isso se concretize. Por isso mesmo, o número de empreendedores no Brasil só cresce e, pela facilidade, muitos optam por tocar o negócio informalmente (sem CNPJ) – o que, como podemos ver, não é o ideal.
Com o CNPJ, a sua loja virtual terá mais credibilidade no mercado: tanto com fornecedores, quanto com clientes. Hoje em dia, com o acesso à internet, todos pesquisam onde comprar, se a empresa é legalizada e confiável.
Mais do que ser um número de registro, o CNPJ permite que a Receita Federal possa acompanhar o pagamento de tributos e outras obrigações da empresa de forma eficiente. Então, a partir dele, o negócio poderá fazer as declarações que são devidas, garantir a contabilidade adequada, além dentre outras obrigações.
Agora, como emitir o CNPJ?
Para registrar a sua empresa, acesse a página da Receita Federal e siga as instruções. Para isso, não há nenhum custo. Porém, isso não significa que registrar o seu negócio não acarretará despesas futuras. Por isso, indicamos que, se possível, você tenha um contador acompanhando o seu negócio, para que não haja prejuízos (aliás, estamos a disposição para ajudar você, meu caro).
Saiba que o processo é simples e pode ser feito através de um aplicativo disponibilizado pela própria Receita Federal para qualquer pessoa interessada em abrir um negócio e obter o CNPJ.
Esse aplicativo chama-se Receitanet e pode ser baixado em qualquer computador através do site oficial da Receita, que mencionamos acima. Através dele é possível realizar solicitações de cadastramento do CNPJ a partir da instalação do aplicativo, além de obter um programa que promove a geração de documentos no seu computador.
No geral, o processo é bem simples e funciona da seguinte maneira:
- Preencha o cadastro informando todos os dados pessoais dos sócios da empresa;
- Após isso, salve todas as informações através da opção “gravar para entrega à Receita Federal brasileira;
- Depois é só repassar as informações que foram mencionadas para a Receita Federal pelo menu “documentos” e depois acessando a opção “transmitir via internet”;
Muito fácil, não é mesmo?
Pois bem, fazendo isso o seu cadastro será enviado diretamente para a Receita Federal com segurança e confidencialidade de todas as informações requisitadas. Então, pode ficar tranquilo que seus dados não serão expostos!
Ainda sobre a emissão do CNPJ, você precisará registrar o endereço. Para negócios pequenos é comum que os proprietários insiram a própria residência. Isso não é errado, mas, se houver a possibilidade, tenha um espaço próprio como sede da sua loja virtual.
Depois desse passo-a-passo, você receberá um recibo informando que os dados foram recebidos. A partir desse momento, será possível acompanhar o andamento do pedido do CNPJ pelo próprio site, por meio de um número de protocolo que eles fornecerão.
Outra opção para você que é microempreendedor é o MEI – Microempreendedor Individual
Para se cadastrar, é necessário que o seu negócio fature até R$ 81.000,00 ao ano e não tenha participação em nenhuma outra empresa como sócio ou titular. Além disso, você pode contratar até um funcionário que recebe um salário mínimo ou o piso da categoria.
Uma boa, não é? Veja mais vantagens:
- Registro no CNPJ;
- Abertura de conta bancária;
- Pedido de empréstimo;
- Emissão de nota fiscal.
Outra facilidade do MEI é que ele se enquadra no Simples Nacional e, por isso, é isento dos tributos federais como imposto de rende, PIS, confins, IPI e CSLL.
Nossa dica de ouro é: peça ajuda de um profissional!
O fato é que muitas vezes pensamos em economizar e tentamos dar o nosso jeito, porém esse é um assunto que adotar essa postura não funciona, pois qualquer erro no processo ou envio de documento errado pode travar essa ação por um tempo considerável.
Então, procurar um profissional é a melhor opção para evitar justamente os gastos que são desnecessários nessa jornada!
Lembrando que nós, da Rede Legalizar, estamos disponíveis para agilizar todo esse processo para ti.
Até a próxima!
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