O que é e como definir o modelo de negócio
Você decidiu abrir uma empresa. Isso é maravilhoso e nós vamos te ajudar nesses primeiros passos, ok?! Entenda o modelo…
Você decidiu abrir uma empresa. Isso é maravilhoso e nós vamos te ajudar nesses primeiros passos, ok?! Entenda o modelo de negócio!
Na hora de abrir uma empresa, uma das primeiras coisas a se fazer é decidir qual será seu tipo de modelo de negócio. São várias opções, ainda mais agora com o surgimento de vários modelos dinâmicos, devido ao crescimento das startups.
Mas, antes de falarmos sobre alguns dos tipos de modelo de negócio mais famosos, precisamos falar sobre o que é um modelo de negócio, não é mesmo? Então, vamos REALMENTE começar nossa conversa, pensando em uma definição.
Mas, afinal, o que é um modelo de negócios?
De acordo com definição do SEBRAE “o modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor”.
Sendo assim, não existe uma “receita de bolo”, pelo contrário, o modelo dependerá da sua proposta de valor e das características da empresa.
Mas, como definir isso?
Para isso, existe o Canvas, principal ferramenta na elaboração de um modelo de negócios. Essa ferramenta permite observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios em apenas uma folha.
Figura 1CANVAS – Fonte:https://biominas.org.br/blog/business-model-canvas/
Esse quadro te permite verificar parceiros chave, atividades chave, fontes de custo, fontes de receita, segmento de clientes, estruturas de custo, entre outros pontos de suma importância para a elaboração de uma estratégia de negócio.
O modelo foi introduzido no mercado por Alexander Osterwalder em seu livro Business Model Generation (A Geração dos Modelos de Negócio).
Alguns modelos de negócio
- FRANQUIA – tipo bem tradicional e famoso de modelo de negócio, mas, infelizmente, não existe uma definição única para franquia. Não precisa se desesperar com essa frase, ok?! Vale ressaltar que essa é uma modalidade diferente de uma empresa Spin-off. Para simplificar, podemos dizer que esse é um modelo para distribuição e comercialização de produtos e serviços. Quer um exemplo? Basta pensar no Mc Donald’s!
- ASSINATURA – funciona da seguinte forma: a empresa concede produtos ou serviços ao usuário mediante o pagamento de uma taxa, geralmente mensal. É bastante usado no mercado de entretenimento ou de divulgação de informação, como jornais e revistas. Para se sustentar, esse modelo precisa estar constantemente em busca de qualidade, se não pode perder usuários por cancelamento de assinatura. Um exemplo desse modelo seria a Netflix.
- FREEMIUN – uma espécie de variação moderna da Assinatura. Nesse modelo, temos ofertas de serviços Free e Premium, e o usuário escolhe em qual deseja se encaixar. Isso permite alcançar mais usuários, que podem ser convencidos pelo serviço gratuito a migrar para o Premium. O Spotify é um ótimo exemplo desse modelo.
- ISCA E ANZOL – aqui, um produto é vendido com uma baixa margem de lucro, enquanto um outro, do qual o primeiro depende, é vendido com uma alta margem de lucro. Um bom exemplo é a máquina de café Nespresso, que é relativamente barata, enquanto suas cápsulas possuem um valor mais elevado.
- MARKETPLACE – esse é fácil também e você já deve ter usado muito, como consumidor. Aqui entram os grandes impérios varejistas, como as Lojas Americanas, Walmart, Mercado Livre, Netshoes e vários outros. Mas como funciona esse modelo de negócio? De forma simples, uma loja menor aluga um espaço em uma loja maior, seja ela virtual ou física. Esse “aluguel” é pago através de uma porcentagem das vendas.
- NEGÓCIOS SOCIAIS – esse modelo de negócio propõe mesclar objetivos sociais e ambientais com fins lucrativos. E atualmente, com todas as preocupações que se tem nessas áreas, esse modelo vem ganhando cada vez mais força. Empresas que usam esse modelo se preocupam com sua imagem e buscam o desenvolvimento social, geralmente focando em classes menos favorecidas. O Brasil possui alguns bons exemplos nessa vertente, como a Solidarium, que desenvolvem canais de comercialização não convencionais para produtores com menos recursos.
- ECONOMIA COLABORATIVA – uma verdadeira febre atualmente. Vai dizer que nunca ouviu falar em Uber e Airbnb? Empresas desse tipo agem como uma conexão entre interesses econômicos de pessoas distintas. Pegando a Uber como exemplo, temos uma situação em que uma pessoa tem um carro e quer usá-lo para transportar passageiros em troca de algum ganho financeiro. Do outro lado, temos pessoas que querem se transportar com a rapidez e comodidade de um carro, mas procurando tarifas mais em conta.
Antes de finalizar nossa conversa
Vamos te pedir para analisar o que você almeja para o seu mais novo empreendimento e, se possível, ler as 7 opções novamente.
Para te ajudar a transformar esse sonho em realidade, você precisa persistir!
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!
Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.
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