Como montar uma loja de presentes em Belo Horizonte

Olá, futuro empresário! Conta aqui para a gente, você já pensou em Como montar uma loja de presentes em Belo…

Olá, futuro empresário! Conta aqui para a gente, você já pensou em Como montar uma loja de presentes em Belo Horizonte e vender o ano todo? Parece um sonho, não é mesmo? Mas, pode ser real.

Quer saber como?

Então, vem com a gente que vamos fazer um passo a passo para que seu sonho saia do papel.

Começando a pensar

Quem não ama presentear e ser presenteado? Não somos os únicos, não é? Afinal, dar presente é um dos atos mais comuns no mundo e, em geral, expressam carinho e amor. E todo esse movimento cultural é responsável por nada menos que 10% de todas as vendas mundiais.

Tá começando a pensar na proporção disso?

Então, chegou a hora de seguir o nosso passo a passo do que é essencial para fazer parte desse mercado.

PASSO 1 – Missão, Visão e Valor

Os objetivos do seu negócio começam aqui.

Isso porque saber para onde ir, como fazer e qual a postura que vai adotar para chegar ao resultado são os primeiros passos para um negócio de sucesso.

Missão, Visão e Valores são a forma mais simples e poderosas de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa.  Afinal, representam a identidade organizacional dela.

Alguns dos passos para você definir estes 3 pilares são:

  • Saiba o que é cada um
  • Leve a elaboração a sério
  • Ajustes, sim. Desvios, não
  • Metas
  • Tenha um sonho realizável

PASSO 2 – Analise o mercado com carinho

Esse é um ponto essencial na sua estratégia: avaliar o mercado. Afinal, é preciso saber se a sua cidade, bairro ou rua comporta uma nova loja de presentes, caso já existam na sua região.

Dependendo do tamanho da sua cidade, seu foco pode ser apenas o seu bairro. Portanto, faça uma lista de todas as lojas de presentes do seu bairro ou cidade. Com isso em mãos, veja quantas lojas ficam perto de onde você pretende montar seu negócio.

Então, veja qual é a proposta destas lojas: quais segmentos atendem, a classe social de seus clientes e quais marcas vendem.

Com esses dados em mãos, faça uma análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades).

Essa análise é o grande pulo do gato. É ela que vai te ajudar a montar um cenário do mercado em que pretende atuar, a escolher o ponto de venda adequado e posicionar sua marca.

PASSO 3 – Pense no perfil de seus clientes

Você pode levantar os dados dos seus clientes através de pesquisas de satisfação e conversas informais ou Redes Sociais.

Desta forma, é possível saber como atingir de forma amigável o universo do cliente e entender melhor quais são os seus desejos e sonhos de consumo.

Essas informações vão dar uma boa indicação da localização ideal para o seu ponto comercial.

PASSO 4 – Escolha o nome de sua marca

Criar o nome da empresa não é uma das tarefas mais simples, exige trabalho, criatividade e muita pesquisa, e deve observar detalhes como a facilidade de pronunciar, escrever e lembrar.

É importante também fazer uma pesquisa junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para saber se o nome da sua marca está disponível, ou se tem algum nome semelhante no mesmo segmento que pode causar “dor de cabeça” futuramente.

PASSO 5 – Defina a estrutura de sua loja

O tamanho da loja de presentes vai determinar, por exemplo, a quantidade de mercadorias que você deverá ter em estoque, para preencher todas as prateleiras.

Enfim, o local deve ser capaz de expor seus produtos, ser agradável e chamativo.

Para te ajudar na escolha, saiba que uma loja de presentes padrão pode ter entre 30m² e 45 m², sendo cerca de 20m² destinados à área de atendimento e circulação de clientes, e o restante reservado para área de escritório, caixa e estoque de produtos.

Lembrando que, o tamanho da loja também será decisivo para o valor que você terá que investir de início em mercadorias.

PASSO 6 – Você vai precisar de uma equipe

Uma boa equipe é essencial para fazer um negócio dar certo. Sendo assim, dependendo do tamanho da sua loja você vai precisar de um comprador, alguém para a área administrativa, gerente e vendedores.

Em muitos casos, no início do negócio, o empreendedor acaba sendo um faz tudo e contrata alguém para auxiliar na área de vendas. Isso, claramente, pode acontecer contigo.

Mas, mesmo que esse seja o seu caso, tenha em mente em apostar em alguém capacitado e experiente – ou ofereça treinamento.

Afinal, o vendedor está diretamente ligado a lucratividade do seu negócio, bem como a reputação da sua loja. Pois, um mau atendimento pode fazer você perder um cliente para sempre.

O tamanho da sua equipe também será determinado por alguns pontos técnicos, como horário de funcionamento da sua nova loja.

Porém, nesse primeiro momento não se preocupe em ter uma grande equipe. Pois, em geral a estrutura com empreendedor + equipe de vendas funciona muito bem no início do negócio.

PASSO 7 – Burocracia

Esse é um ponto que precisa ser analisado com calma, pois, pode te dar um pouco de dor de cabeça.

Por isso, aqui, recomendamos que você entre em contato e marque um café com a gente. Que tal?

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