Como abrir um laboratório de especialidades clínicas
O processo de abertura de empresas é semelhante em vários pontos, porém há especificidades ao abrir um laboratório de especialidades…
O processo de abertura de empresas é semelhante em vários pontos, porém há especificidades ao abrir um laboratório de especialidades clínicas. Tudo deve começar com um planejamento detalhado contendo informações sobre o negócio, investimento inicial, tipo de atividade que vai realizar, público-alvo pretendido, quem irá fazer parte da sociedade, entre outras questões.
Porém, algumas fases variam de acordo com o ramo de atuação da empresa. No caso de indústria, é preciso considerar o local de instalação, espaço para armazenar matéria-prima e medidas de prevenção contra acidentes e incêndio. Já para uma escola, é muito importante que o edifício tenha estrutura física para receber os alunos, além de plano de ensino e autorização do MEC.
Empresa de saúde
O processo de abertura de uma empresa do setor de saúde não foge à regra. Devido ao ramo de atuação, existem algumas etapas complementares que devem ser respeitadas. Por isso, o empreendedor precisa ficar atento para determinadas obrigações para, então, poder atuar legalmente.
No caso de laboratório de especialidades clínicas, é preciso não só ter os alvarás dos órgãos municipais e estaduais como solicitar autorização especial à Delegacia Federal da Agricultura e do Serviço de Inspeção Vegetal (DFA/SIV).
Mesmo sendo uma área específica, que requer conhecimentos técnicos para lidar com o dia a dia de um laboratório, o empreendedor não precisa ter formação em bioquímica ou biomedicina. Contudo, é obrigatório que a empresa tenha um profissional do setor, legalmente habilitado, para responder pelos procedimentos.
A escolha do local também deve seguir algumas regras, descritas na Resolução – RDC Nº 50 de fevereiro de 2002, que estabelece normas para estabelecimentos que oferecem serviços de saúde. Nele consta não só a localização, mas a infraestrutura, tipo de tomadas e portas, entre outros. O texto serve de base para a prefeitura autorizar ou não a empresa no endereço escolhido pelo empreendedor.
E, claro, que a região precisa contemplar outras características que vão atrair os clientes, como acesso facilitado, proximidade com áreas de hospitais, consultórios e clínicas, e opções de estacionamento.
Para ajudar aos que desejam empreendedor no setor de análises laboratoriais, vamos explicar quais são os procedimentos para abrir a empresa.
O que fazer para abrir um laboratório de análises
Assim como as demais empresas, o laboratório de análises clínicas também possui obrigações fiscais, trabalhistas e jurídicas. Dessa forma, a primeira providência é reunir a documentação exigida pela Junta Comercial e prefeitura da cidade onde o empreendimento será estabelecido:
- Documentos pessoais dos sócios;
- Comprovante de endereço dos sócios;
- Se casado(a), certidão de casamento;
- Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.
Lembrando que é preciso obter a autorização para que a empresa funcione no endereço escolhido.
É necessário escolher as características do laboratório
- Tipo de empresa
- Microempresa (ME) – para aquelas que terão faturamento anual de até R$ 360 mil;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP) – caso o valor seja acima de R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões por ano.
Segundo as leis atuais, laboratórios clínicos não podem ser registrados como Microempreendedor individual (MEI).
Natureza jurídica
- Sociedade Limitada (Ltda);
- Sociedade Anônima.
Tipo de Negócio
As demais, como empresa de Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), não são indicadas para esse tipo de negócio.
- Regime tributário
- Simples Nacional – para empresas que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano. Arrecadação feita de modo mensal e simplificada;
- Lucro Presumido – voltado às empresas cujo faturamento não ultrapassam R$ 78 milhões. O cálculo dos impostos é feito por presunção;
- Lucro Real – empresas com receita bruta acima de R$ 78 milhões são obrigadas a se enquadrarem nesse modelo. As alíquotas são descontadas de acordo com lucro.
Atividade principal e secundária
Laboratório de análise clínica está identificado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) sob o número 8640-2/02. Portanto, no momento de abertura da empresa, é necessário informar o código para que a empresa seja enquadrada na atividade correta, que engloba análises clínicas, biologia molecular, posto fixo e móvel de coleta laboratorial.
Como atividades secundárias, a empresa ainda poderá exercer as seguintes funções:
- Serviços de análises clínicas;
- Coleta de exames laboratoriais clínicos;
- Exames clínicos;
- Laboratório de análises clínicas
- Laboratório de biologia molecular
- Laboratório de patologia clínica
- Laboratórios de análise clínicas em unidades móveis
- Patologia clínica;
- Postos de coleta laboratorial;
- Coleta de sangue e urina para laboratórios;
Alvarás para laboratório de análise clínica
Além da autorização da prefeitura municipal para funcionar no local escolhido, como foi dito anteriormente, a empresa ainda precisa obter outros dois alvarás.
Um deles é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Autorização de Funcionamento (AFE). Para tanto, é preciso encaminhar os documentos exigidos ao órgão, que irá analisar e dar o parecer.
Outro documento obrigatório é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que atesta que a estrutura possui todas condições de segurança contra pânico e incêndio. O alvará é emitido após vistoria no local.
Vistoria e inspeção
Existe uma autorização que só pode ser emitida após a instalação completa da infraestrutura do laboratório. Ou seja, é preciso que os aparelhos, maquinário, móveis, entre outros já estejam em seus lugares.
Além da RDC Nº 50/2002, a empresa ainda deve cumprir outras três exigências legais, todas editadas pela Anvisa:
RDC nº 302/2005: regulamento técnico sobre o funcionamento de laboratórios clínicos;
RDC nº 306/2004: gerenciamento de resíduos de serviços de saúde;
RDC nº 063/2011: boas práticas de serviços de saúde.
Registros e cadastros
O último passo é obter registros das entidades de saúde. Uma delas é o Conselho Regional de Biomedicina, órgão de classe do setor. Também é preciso incluir o laboratório de análises clínicas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), essencial para a operacionalização do sistema de informação de saúde do país.
Para atrair clientes e gerar confiança no laboratório, é importante cadastrar em diferentes planos de saúde e, também, no Sistema Único de Saúde, para atender a população que utiliza os serviços de saúde gratuitos.
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