Como abrir empresa em São José dos Campos/SP

Se você está pensando em abrir empresa em São José dos Campos/SP, saiba que neste município de São Paulo as…

Se você está pensando em abrir empresa em São José dos Campos/SP, saiba que neste município de São Paulo as oportunidades de negócio são promissoras (além de ser em grande quantidade).

A cidade conta com uma forte indústria, que responde por quase 70% da economia local, e tem um comércio e uma rede de prestação de serviços relevantes.

Mas, você sabe como abrir uma empresa em São José dos Campos?

Provavelmente não e é exatamente por isso que você está aqui, certo?

Quais são as possibilidades que a cidade oferece, como legalizar a empresa, o que precisa definir… Calma! Hoje, nós separamos nosso espaço para trazer informações que podem sanar suas dúvidas sobre a abertura da sua empresa em São José dos Campos.

“Afinal, o que São José dos Campos pode te oferecer?”

São José dos Campos é o quinto município mais populoso do Estado de São Paulo e 23º do país, com 721.944 habitantes (números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019). Quando se fala em cidades do interior, ocupa a segunda posição em todo o país, ficando atrás apenas de Campinas.

São José dos Campos está integrado ao chamado Complexo Metropolitano Expandido, ao lado de São Paulo, Campinas, Sorocaba e a Baixada Santista. Trata-se de uma megalópole com mais de 30 milhões de habitantes – obviamente, a cidade se beneficia disso economicamente.

Seu Produto Interno Bruto (PIB) era de R$ 37,315 bilhões em 2016, segundo o IBGE, o que significa que naquele momento SJC era o oitavo maior município de São Paulo e 19º do Brasil.

A cidade cresceu muito com a atividade agrária, principalmente com o cultivo de café, mas, a partir da segunda metade do século XX, a indústria se destacou, com muita ênfase na área da tecnologia.

Hoje, a atividade industrial é a mais forte, mas, a cidade mantém um comércio muito relevante. O setor industrial, no entanto, chega a responder por quase 70% da economia local.

A cidade de SJC mantém sede de empresas de renome, como Panasonic, Johnson & Johnson e General Motors. Outro dado também importante, que tem reflexo na economia local: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local em 2000 era de 0,800, sensivelmente acima do índice do Brasil, que era de 0,723 no mesmo ano.

Pronto! Dados importantes da cidade já estão em suas mãos. Agora, é hora de colocar sua empresa para funcionar nesse local tão promissor.

1 – Faça seu plano de negócios

Para dar certo e conquistar sua fatia do mercado, sua nova empresa precisa seguir algumas etapas, e produzir um plano de negócios antes de abrir as portas é um deles.

Um plano de negócios vai reunir todas as informações sobre a sua empresa. O objetivo é evitar erros e inconsistências, que podem custar muito caro, até mesmo a falência do seu negócio.

No plano de negócios, você vai abordar questões como o tipo de produto ou serviço prestado, preços, margens de lucro, investimentos, estudo sobre concorrência, ponto de venda, ações de marketing e muito mais.

2 – Escolha um segmento

Os investimentos a serem feitos no seu novo negócio, bem como sua própria legalização, dependem do tipo de segmento de atuação da empresa. Ou seja, o seu ramo de atividade. São quatro os segmentos:

  • Prestação de serviços;
  • Comércio em geral;
  • Indústria;
  • Agronegócio.

3 – Delimite sua natureza jurídica

Sua empresa precisa ter uma natureza jurídica, ou seja, o seu tipo societário. Vejamos os disponíveis:

  • A Sociedade Empresária Limitada serve para empresas de prestação de serviços, comércio em geral e indústria. Sua principal característica é possibilitar a sociedade com dois ou mais sócios.
  • Já a Sociedade Limitada pessoal é bem parecida com a Sociedade Empresária Limitada. Mas, uma empresa com tal natureza jurídica pode ter apenas um só dono, e seu patrimônio particular não poderá ser afetado caso sua empresa contraia dívidas.
  • Caso você não queira ter sócios, poderá optar pela natureza jurídica Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), mas o valor do capital social mínimo é de cem salários-mínimos (no valor vigente na época da abertura da empresa).
  • Há, ainda, o microempreendedor individual (MEI). O faturamento anual, nesse caso, não pode ultrapassar R$ 81 mil e a empresa só poderá contratar um funcionário.

4 – Abrindo a empresa real e oficial 

A prefeitura de São José dos Campos criou, em 1997, a Sala do Empreendedor, cujo objetivo é agilizar e desburocratizar a legalização de empresas na cidade. A ideia é atrair novas empresas para o município e apoiar a atividade empresarial para pequenos, médios e grandes empreendedores.

Todo o processo burocrático é feito em um só lugar, para facilitar a sua vida: inscrição municipal, alvará de funcionamento, verificação de processos administrativos e outros serviços. Empresas com atividades consideradas de baixo risco fazem todo processo por meio dos portais Empresa Fácil e Via Rápido Empresa (da Junta Comercial). Segundo a prefeitura, 95% das empresas fazem todo processo online e apenas 5% precisam do atendimento presencial.

É bom lembrar que a legalização da firma não se restringe à prefeitura. É preciso registrar o contato social, emitir o CNPJ na Receita Federal e tirar licenças (quando a atividade comercial assim exige). Portanto, o apoio de uma empresa especializada em abertura de empresas, ou mesmo um contador, é mesmo fundamental, ainda que a parte relacionada ao governo municipal seja bem simplificada.

E é exatamente aqui que nós entramos – auxiliando você a abrir sua empresa de forma descomplicada.

Por isso, para abrir sua empresa, entre em contato!

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais

Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!

WhatsApp: 31 99679-7887

Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/

🌐Site : http://golinces.com.br/

Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas

GoLinces CTA Ebook AberturadeEmpresas

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/

 

Solicite um orçamento