Como abrir empresa em Maringá /PR

Após tomar essa decisão e conquistar a coragem para executá-la, você chegou ao nosso espaço com foco em conseguir mais…

Após tomar essa decisão e conquistar a coragem para executá-la, você chegou ao nosso espaço com foco em conseguir mais informações sobre abrir empresa em Maringá.

Abrir uma empresa é o sonho de boa parte dos brasileiros – porém, por “n” motivos distintos, muitos não chegam a se decidir e realmente ingressar nesse universo maravilhoso que é empreender.

Mas, esse não é o seu caso, não é mesmo?

Você tem um sonho e esse sonho virou uma decisão de vida: abrir seu próprio negócio.

Seja muito bem-vindo! Vamos conversar um pouco e te passar, de forma simples, tudo que você precisa saber para que sua nova empresa possa abrir as portas em Maringá e ter todo o sucesso.

Vamos lá?!

Como é a economia de Maringá?

O primeiro passo para empreender com mais segurança é entender o cenário econômico da cidade onde sua empresa estará localizada.

Diante disso, você deve saber que a cidade de Maringá tem uma população estimada de mais de 430.157 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O rendimento mensal de um trabalhador formal é de 2,8 salários-mínimos. Além disso, o PIB per capita da cidade é de 41.569,88.

Ou seja, Maringá está pronta para receber sua empresa. Vamos, então, preparar para abrir empresa em Maringá!

PRIMEIRO PASSO – Análise de mercado

A análise permite determinado o quanto é atrativo um mercado para a atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio da SWOT, técnica que possibilita definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa irá enfrentar.

A partir dessas informações, você conseguirá compreender se o seu negócio, de fato, pode prosperar no mercado em que deseja atuar.

SEGUNDO PASSO – Plano de Negócios

Plano de negócio é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação, ou que pretende se transformar e expandir suas atividades.

TERCEIRO PASSO – Planejamento estratégico

Para desenvolver um bom planejamento, é necessário transformar ideias em iniciativas concretas, prever problemas e promover a monitoração de ações.

Ok… Agora, você deve estar se perguntando: “mas, e a parte burocrática?” Pois bem, vamos a ela!

PASSOS Burocráticos

Natureza Jurídica

Para escolher a natureza jurídica do seu negócio será necessário conversar com um contador. Por meio de uma análise da perspectiva de faturamento mensal, a atividade que a sua empresa exercerá e se você terá sócios, ele definirá a melhor natureza para a empresa.

É fundamental enquadrar sua empresa de forma adequada, pois isso impactará nos tipos e valores de tributos que você pagará. Dentre as opções, temos:

  • MEI
  • Empresário Individual
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
  • Sociedade Limitada Unipessoal
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Anônima
  • Sociedade Simples (SS)

Regime tributário

No Brasil, há três regimes tributários disponíveis. A escolha deverá ser feita com uma consulta com um contador, pois ele saberá definir o regime mais adequado para determinado tipo de empresa. As opções disponíveis são:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Nome

Após escolher o nome da empresa, o empreendedor ir à Junta Comercial para realizar uma pesquisa e verificar se, de fato, o nome está disponível.

A solicitação é feita por meio de um formulário fornecido pela Junta no qual o empreendedor poderá verificar a disponibilidade de três nomes.

Caso um esteja disponível, será necessário realizar registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Viabilidade

Antes de emitir o CNPJ, será necessário fazer a viabilidade com a prefeitura. Isso significa que será necessário informar a atividade que será realizada, apresentar o IPTU do local onde a atividade será exercida. Com isso, é possível verificar se o local tem condições para receber as atividades da empresa.

Contrato Social

O contrato social e como uma certidão de nascimento da empresa. É o item mais importante no processo de abertura de seu negócio. Ele definirá todas as obrigações e direitos da sua empresa.

Diante disso, segundo o Código Civil, você, enquanto empreendedor, precisará definir no desenvolvimento do contrato social os seguintes itens: interesse das partes, finalidade e objetivo do negócio, descrição do tipo de sociedade e como será definida as cotas.

Além disso, o contrato deverá conter a assinatura de um advogado para que tenha validade. Após o desenvolvimento do documento, será necessário ir a Junta Comercial para registrar o mesmo.

Será necessário ainda apresentar alguns documentos, como:

  • Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual – assinado em três vias;
  • cópia autenticada do RG e CPF dos sócios;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta) em uma via; cópia autenticada do RG do elaborador do contrato;
  • cópia autenticada da OAB, quando necessário;
  • pagamento das guias através de GRP e DARF.

OBS.:

Aqui, precisamos fazer um adendo – localidades diferentes podem solicitar documentos diferentes para o processo de abertura de empresa. Em Maringá, os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente. Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Após o registro na Junta Comercial, você terá o número de identificação de registro da empresa (NIRE) que deverá ser fixada no contrato.

Além disso, também já terá o CNPJ. Ou seja, burocraticamente falando, sua empresa já possui um documento comprovando que ela é real.

Inscrição municipal

A inscrição municipal será necessária para conquistar o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) e senha web. Eles são ideias para liberar emissão de nota.

Inscrição estadual

Empresas que exercem atividades de indústria ou comércio precisam emitir a inscrição estadual. O processo é realizado na Secretaria de Fazenda do Estado e permite que a empresa se cadastre como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Prontinho! Sua empresa está, burocraticamente falando, pronta para abrir as portas.

Nossa última dica de ouro é: contrate um contador para te acompanhar em todos os passos. Isso evitará possíveis dores de cabeça.

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