Como abrir empresa em Balneário Camboriú /SC

Em um belo dia de sol, você teve uma ideia: quero abrir minha própria empresa. Exatamente porque você escolheu a…

Em um belo dia de sol, você teve uma ideia: quero abrir minha própria empresa. Exatamente porque você escolheu a localização de sua nova empresa: abrir empresa em Balneário Camboriú, agora, precisa de mais informações.

É provável que você tenha pensado que o processo para abrir o próprio negócio no Brasil seja burocrático e, de certa forma, você tem razão.

Há uma série de processos que devem ser levados em consideração, mas eles não envolvem somente burocracia.

Abrir empresa em Balneário Camboriú exige alto conhecimento por parte do empreendedor para que o seu negócio possa, de fato, prosperar.

Por isso, neste artigo, além de entender todos os processos para abrir empresa, vamos abordar também os processos estratégicos para que o seu negócio possa prosperar a longo prazo.

Vamos lá?

Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa em Balneário Camboriú

Um relatório do Sebrae constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.

De forma geral, podemos concluir, a partir dos dados apontados pelo Sebrae, que, ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado. Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa.

Por isso, o ideal é seguir as seguintes instruções:

  1. Analise o mercado;
  2. Verifique se sua ideia de negócio pode, realmente, funcionar (teste se é viável);
  3. Crie um nome de impacto para sua empresa;
  4. Desenvolva um plano de negócios;
  5. Desenvolva um planejamento estratégico;
  6. Determine quais os recursos você necessita;
  7. Desenvolva um plano de marketing.

Tendo feito isso, vamos às partes burocráticas de abrir uma empresa em Balneário Camboriú.

Separamos um passo a passo para te ajudar.

PASSO 1 – Escolha a natureza jurídica do seu negócio

Para escolher a natureza jurídica do seu negócio será necessário conversar com um contador. Por meio de uma análise da perspectiva de faturamento mensal, a atividade que a empresa exercerá e se terá sócios, ele definirá a melhor natureza para a empresa.

É fundamental enquadrar sua empresa de forma adequada, pois isso impactará nos tipos e valores de tributos que você pagará.

PASSO 2 – Defina o regime tributário ideal para o negócio

No Brasil, há três regimes tributários disponíveis. A escolha deverá ser feita com uma consulta com um contador, pois ele saberá definir o regime mais adequado para determinado tipo de empresa. As opções disponíveis são:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

PASSO 3 – Defina o nome da sua empresa

Após escolher o nome da empresa, o empreendedor ir à Junta Comercial para realizar uma pesquisa e verificar se, de fato, o nome está disponível.

A solicitação é feita por meio de um formulário fornecido pela Junta no qual o empreendedor poderá verificar a disponibilidade de três nomes.

Caso um esteja disponível, será necessário realizar registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

PASSO 4 – Viabilidade com a prefeitura

Antes de emitir o CNPJ, será necessário fazer a viabilidade com a prefeitura. Isso significa que será necessário informar a atividade que será realizada, apresentar o IPTU do local onde a atividade será exercida. Com isso, é possível verificar se o local tem condições para receber as atividades da empresa.

PASSO 5 – Desenvolva e registre o contrato social

O contrato social e como uma certidão de nascimento da empresa. É o item mais importante no processo de abertura de um negócio. Ele definirá todas as obrigações e direitos da empresa.

Diante disso, segundo o Código Civil, o empreendedor precisará definir no desenvolvimento do contrato social os seguintes itens: interesse das partes, finalidade e objetivo do negócio, descrição do tipo de sociedade e como será definida as cotas.

Além disso, o contrato deverá conter a assinatura de um advogado para que tenha validade. Após o desenvolvimento do documento, será necessário ir a Junta Comercial para registrar o mesmo. Será necessário ainda apresentar alguns documentos, como:

  • Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual – assinado em três vias;
  • cópia autenticada do RG e CPF dos sócios;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta) em uma via; cópia autenticada do RG do elaborador do contrato;
  • cópia autenticada da OAB, quando necessário;
  • pagamento das guias através de GRP e DARF.

Após o registro na Junta Comercial, o empreendedor terá o número de identificação de registro da empresa (NIRE) que deverá ser fixada no contrato. Além disso, também já terá o CNPJ.

PASSO 6 – Inscrição Estadual

Empresas que exercem atividades de indústria ou comércio precisam emitir a inscrição estadual. O processo é realizado na Secretaria de Fazenda do Estado e permite que a empresa se cadastre como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

É preciso mencionar que em muitas cidades a inscrição pode ser feita junto com a do alvará de funcionamento. Caso não seja o caso da sua cidade, você precisará reunir os seguintes documentos para emitir a inscrição:

  • Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou origina;
  • Certidão de casamento e cópia autenticada do RG e CPF do cônjuge e filhos menores;
  • Cópia autenticada do contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel; – quando for o caso;
  • RG e CPF dos sócios;
  • Cópia do alvará de licença;
  • Cópia do contrato social; Cópia do CNPJ.

Após esses passos, sua empresa está pronta para exercer, burocraticamente, suas atividades.

Não se esqueça de SEMPRE ter um contador como seu braço direito – isso evitará futuras dores de cabeça.

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