Como abrir empresa em Angra dos Reis /RJ

Você chegou aqui buscando informações sobre como abrir empresa em Angra dos Reis e, claramente, chegou ao melhor local para…

Você chegou aqui buscando informações sobre como abrir empresa em Angra dos Reis e, claramente, chegou ao melhor local para receber essas informações. Então, vamos lá!

Sobre Angra dos Reis

Angra dos Reis é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude média de seis metros e possui, em seu litoral, 365 ilhas.

Antes da chegada dos europeus, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta pelos portugueses em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. Sua população estimada em 2017 pelo IBGE, era de 194 619 habitantes. Possui uma área de 816,3 km².

Os municípios limítrofes são Parati, Rio Claro e Mangaratiba, no território fluminense e Bananal e São José do Barreiro, no lado paulista.

Sua importância atual dá-se pelo fato de ter, como instalação subordinada, o terminal marítimo da Baía da Ilha Grande (TEBIG), da Petrobras, localizado na região da Ponta Leste. O terminal movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país. Além disso, sedia atualmente as únicas usinas nucleares em funcionamento no Brasil.

Atualmente, devido à beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui 97 ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.

Agora que você sabe um pouco a mais sobre Angra dos Reis, onde você pretende abrir seu novo negócio, acompanhe abaixo os passos necessários para você formalizar sua empresa.

Passo a passo para abrir sua empresa em Angra dos Reis

  1. Planeje-se

Esse é o primeiro passo e não é por acaso, esse passo pode representar o sucesso ou fracasso da sua futura empresa.

Muitas pessoas acham que abrir uma empresa em Angra dos Reis, e obter o CNPJ, é difícil. Muitos empresários com potencial de sucesso não arriscam por pensar que somente um certo tipo pessoa tem o que é necessário para se tornar um empresário bem-sucedido.

A realidade é que a maioria das pessoas tem o que é necessário: uma boa ideia, a quantidade certa de capital e a criatividade. O que falta na maioria das pessoas, no entanto, é a paciência, determinação e capacidade de planejar.

A chave é ter um plano de trabalho para a sua organização. Use algo simples para guiá-lo ao longo do caminho e veja se realmente já é hora de formalizar o negócio e assumir responsabilidade.

  1. Escolha o tipo de empresa

Um fato que não é possível escapar é que ao abrir uma pessoa jurídica e começar a faturar ela terá que pagar impostos. E para calcular a tributação da companhia há vários regimes tributários que sua empresa pode escolher anualmente.

Para a correta escolha, sempre conte com a ajuda do seu contador.

Os regimes tributários existentes são:

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional
  • MEI

Quanto à organização societária da sua futura empresa, você pode encolher entre:

  • Sociedade Limitada – LTDA;
  • Empresa Individual – EI;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI.
  1. Verifique a viabilidade

A consulta de viabilidade serve para checar se a empresa que se pretende abrir pode funcionar naquele determinado endereço, levando em consideração as características do empreendimento, fazendo uma relação entre os CNAEs das atividades e o endereço escolhido.

Nessa fase também é verificado se o nome empresarial pretendido está disponível para registro na Junta Comercial do RJ.

Todo processo é eletrônico e feito pelo Portal de Serviços da Junta Comercial.

Aqui, cabe novamente o alerta de que você precisa procurar um profissional contábil para fazer o processo ou te orientar, visto que há detalhes importantes que devem ser verificados com cuidado.

  1. Separe os documentos

Com a viabilidade aprovada e com o nome empresarial pretendido também liberado para uso, o próximo passo é preparar toda documentação necessária para dar entrada no registro na Junta Comercial do RJ.

Como regra, a documentação exigida é:

  • Capa do Processo: Com o nome empresarial, atos e eventos para registro devidamente preenchida e assinada pelo administrador, sócio ou procurador ou do titular, representante legal, diretor. No caso de procurador, anexar procuração, com poderes específicos e, se por instrumento particular, com firma reconhecida.
  • Documentos de Identidade: de todos os sócios e sócios administradores, titular, representantes legais, diretores (cópias autenticadas em cartório).
  • Instrumento de inscrição: (Ato constitutivo, Contrato Social ou Requerimento de empresário), em única via, com as firmas de todos os sócios reconhecidas em cartório. Se a sociedade não for enquadrada na condição de microempresa ou negócio de pequeno porte, o contrato deve conter visto de advogado.
  • DARF / Taxa cobrada pela Junta Comercial: original, com código de barras, gerado pelo Sicalcweb (siteRFB), quitado, com autenticação mecânica do banco ou com o comprovante de pagamento, original, do valor pago correspondente ao ato.
  • DBE: (Documento básico de entrada do CNPJ) devidamente assinado, conforme instrumento apresentado.
  1. Protocole tudo

Com toda documentação em mãos o próximo passo será dar entrada na Junta Comercial. Caso a junta comercial encontre algum problema na documentação apresentada, o processo é colocado em exigência e será necessário fazer a correção.

Caso esteja tudo em ordem, a empresa será registrada, as inscrições no CNPJ (da Receita Federal), Inscrição Estadual (da Secretaria de Fazenda) e o NIRE (da junta comercial) e a Inscrição Municipal (da prefeitura) serão gerados.

Importante destacar que com a nova sistemática adotada para abertura de empresas em várias juntas comerciais, a retirada de documentos aprovados se dá pelo próprio site. O documento vem assinado eletronicamente e sua autenticidade pode ser conferida pela internet por qualquer interessado.

Findado essa fase você já terá a empresa aberta, com as devidas inscrições. No entanto, a partir desse momento é que começam surgir as obrigações legais da empresa, principais e acessórias. Por isso agora é indispensável que seu negócio tenha um contador responsável para acompanhar e mantê-la regular.

Esperamos ter ajudado.

Importante mencionar que podemos ajudar ainda mais. Quer saber como? Entre em contato!

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais

Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!

WhatsApp: 31 99679-7887

Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/

🌐Site : http://golinces.com.br/

Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas

GoLinces CTA Ebook AberturadeEmpresas

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/

 

Solicite um orçamento