Como abrir confecção têxtil
O mercado da moda lida com muito mais do que a necessidade das pessoas se vestirem, idealmente, para suas atividades…
O mercado da moda lida com muito mais do que a necessidade das pessoas se vestirem, idealmente, para suas atividades – ele lida, também, com desejos, sonhos e satisfação de clientes, e isto inspira muitos empreendedores a abrir uma confecção.
Esse é o real motivo que faz com que esse seja um setor que não para de crescer.
Ao aprender como montar uma confecção, aprende-se, também, sobre como o mercado funciona, como a moda vem evoluindo e para onde está indo.
Números do setor da moda
Antes de saber como montar uma confecção, é necessário fazer muita pesquisa e conhecer o mercado. Muito mais do que um mercado lucrativo, o setor da moda é essencial para a economia brasileira.
Segundo dados da Abit, no último ano, foram investidos cerca de R$3,6 bilhões no setor, com produção aproximada de 9,04 bilhões de peças e faturamento da Cadeia Têxtil e Confecção de R$185,7 bilhões.
A área têxtil e de confecção conta com mais de 25,5 mil empresas formais em todo o país, resultando no maior parque produtivo do setor em todo o mundo.
Área de atuação
A moda brasileira é bem conhecida pelo mundo, graças à sua criatividade e versatilidade.
Diversos subsetores estão em alta e pedem por novas produções. Alguns deles são: moda plus size, infantil e ecológica. Esses nichos, em constante crescimento, são sustentados, principalmente, por pequenas confecções. Atente-se também à necessidade da sua região!
Quais marcas atendem sua cidade? Onde o público que você deseja atingir costuma comprar roupas? Qual diferencial pode ser entregue? Essas são perguntas cruciais para planejar como será o seu negócio.
Tipos de confecção
Outro ponto para entender como montar uma confecção é saber qual será o tipo de negócio. Você procura uma oportunidade criativa para desenvolver suas próprias coleções? Prefere trabalhar com revenda de produtos ou com produção sob demanda? É necessário tomar essas decisões, pois elas guiarão seus processos logísticos e burocráticos.
Marca própria
Como o nome sugere, uma marca própria trabalha com o desenvolvimento de coleções autorais. Ou seja, a sua empresa determina a modelagem, o tecido e a forma como a peça será produzida e comercializada.
Uma marca própria é muito interessante para quem gosta de moda e quer explorar seu lado mais criativo com bastante liberdade.
Além disso, uma confecção autoral pode trabalhar com diferentes modelos de negócio. Tudo dependerá da sua visão para a empresa.
Como montar uma confecção de marca própria
Independentemente se seu desejo é saber como montar uma confecção de moda íntima, casual, beachwear ou outros, é importante definir o modelo do seu negócio.
Revenda de produtos
Uma confecção que trabalhe com revenda de produtos pode funcionar de diferentes formas. Você pode comprar peças diretamente de uma empresa de atacado ou solicitar uma produção terceirizada. Em ambos os casos, a modelagem e a produção ficam por conta de terceiros, enquanto a curadoria e venda é de sua responsabilidade.
Confecção por encomenda
A confecção por encomenda pode funcionar tanto para quem produz e desenvolve suas próprias peças ou para quem terceiriza a produção. A diferença é que esse tipo de negócio não se organiza com estoques, o que é bastante interessante quando falamos em sustentabilidade e redução de descarte. Diversas marcas slow fashion adotam esse tipo de logística.
Como abrir confecção dicas práticas
Para saber como montar uma confecção, os primeiros passos incluem muita pesquisa e definição de nicho.
Planejando uma marca
Decidido qual será o público que você deseja atingir, está na hora de planejar como e qual será a sua marca. Esse tópico vai desde a definição de um nome e logotipo até a missão, visão e valores da empresa.
Se você preferir, pode contratar profissionais para ajudar nesse processo de criação. Caso queira tomar as rédeas e fazer por conta, procure criar algo que fale não apenas contigo, mas principalmente com quem você deseja atrair. Atente-se à linguagem, cores e estilos que podem chamar a atenção do seu público.
Com o projeto em mãos, é hora de pensar nas próximas etapas: investimento, questões burocráticas e legais, contratação de equipe e formato de vendas.
Questões burocráticas e investimentos
Idealizar sua confecção é parte essencial do processo, mas é preciso saber como tirá-la do papel. Um primeiro ponto é ter em mente que o investimento inicial não renderá retorno financeiro imediato.
Pense dessa forma: será preciso investir na fabricação ou compra dos produtos, nos equipamentos, em profissionais que te auxiliem com as burocracias, além de uma equipe interna, entre outras coisas. Tudo isso envolve tempo e dinheiro e os retornos só serão vistos posteriormente, quando as vendas começarem a decolar.
Ou seja, planejamento é a chave! É essencial saber quanto você está disposto e pode pagar, como utilizar seus recursos da melhor forma para sustentar as primeiras fases do negócio.
E para evitar possíveis problemas quando sua empresa já estiver bem-posicionada no mercado, é preciso atentar-se às questões burocráticas também. CNPJ, cadastro na prefeitura para emissão de nota fiscal, alvará de funcionamento para lojas físicas… Tudo isso precisa ser providenciado, de preferência com o auxílio de um profissional especializado.
A contratação da equipe também deve ser feita de maneira ética, emitindo contratos e assinando a carteira de trabalho. Um advogado pode te auxiliar nesse processo.
Todos os andamentos burocráticos também têm como base outro ponto, que é a escolha entre loja física, e-commerce ou modelo híbrido.
Solucionar as questões burocráticas da sua confecção é primordial para que seu projeto saia do papel da melhor forma possível.
Outras dicas importantes
Abrir um negócio, seja ele qual for, é um desafio, principalmente para quem está em busca de como montar uma confecção com pouco dinheiro. Mas não desanime! Planejamento e perseverança são a chave para obter bons resultados. Com um projeto bem estruturado, questões burocráticas resolvidas e paciência, é possível prosperar no setor. Analisar desafios e oportunidades pode te ajudar nesse processo.
O ramo de venda de roupas online cresceu consideravelmente com a pandemia e pode ser um caminho a seguir. Para nichos específicos, pesquisar referências é primordial. Afinal, para entender como uma confecção de roupas fitness funciona, por exemplo, é preciso conhecer o que já existe no mercado.
Esperamos ter ajudado!
Até a próxima!
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