Arezzo e Reserva: Grande Fusão Empresarial
A última crise sanitária pegou todos os empreendedores de surpresa e abalou o mercado econômico. Diversas empresas viram o faturamento…
A última crise sanitária pegou todos os empreendedores de surpresa e abalou o mercado econômico. Diversas empresas viram o faturamento cair e tiveram que se reinventar para continuar na ativa. Para algumas, a saída foi fechar as portas. Mas houve empresas que conseguiram crescer mesmo frente às dificuldades através da fusão empresarial
Esse foi o caso da Arezzo, conhecida pela fabricação de calçado, que conseguiu driblar a dificuldade e aumentar a lista de marcas que administra. Em outubro de 2020, Anderson e Alexandre Birman, proprietários da Arezzo & Co, adquiriram a Reserva, dos empreendedores Fernando Sigal e Rony Meisler, famosa por comercializar roupas masculinas.
Dessa transação nasceu a AR & Co, subsidiária que irá investir em moda para público A/B. Avaliada em R$ 715 milhões, a fusão empresarial resultou na criação do maior grupo de moda do país e vai beneficiar ambas as empresas não só com a expansão do portfólio — que passa a contar com sapatos, roupas e acessórios — mas em estratégias de mercado.
De um lado, a Arezzo irá fomentar o crescimento do Grupo Reserva devido à extensa experiência em desenvolvimento e franquia. Já a fabricante de roupas masculinas terá a função de alimentar a administradora de marcas com projetos inovadores e proporcionar uma melhor comunicação com o público jovem.
A primeira ação conjunta das marcas foi realizada em duas datas comemorativas relevantes para o comércio: dias das mães e dos pais. A estratégia era a Schutz – especializada em calçados femininos de luxo, vender itens masculinos da Reserva e, na segunda data, inverter a situação. A campanha foi muito bem recebida pelo público e mostrou que a união tem potencial para gerar inovação no mercado da moda.
Do valor total da transação, R$ 225 milhões foram pagos aos sócios do Grupo Reserva em dinheiro e o restante disponibilizado em ações da Arezzo & Co. Dessa forma, os Birman ficam com 45,8% da nova aquisição, enquanto Meisler, sócio majoritário da Reserva, fica com 8,7%.
Grupo Arezzo
Uma das maiores marcas de varejo de calçados da América Latina, a Arezzo foi fundada na cidade de Belo Horizonte (MG), em 1972, pelos irmãos Anderson e Jefferson Birman. A empresa começou comercializando sapatos masculinos e, logo depois, incluiu modelos femininos ao seu portfólio.
Em 1988, a Arezzo já contava com 10 lojas franqueadas em vários estados brasileiros: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal. Menos de 10 anos depois, a empresa tinha como meta atingir 200 lojas até o ano 2000. Ainda nos anos 1990, os proprietários investiram em comunicação e marketing, desenvolvimento de novos modelos e criação de tendências.
Com isso, a empresa cresceu ainda mais, tornando Arezzo & Co. Assim, iniciou-se uma série de processos de fusão empresarial e criação de marcas. A primeira foi com a Schutz, loja de sapatos focada no público feminino de classe alta, fundada por Alexandre Birman, filho de Anderson Birman.
A abertura de capital ocorreu em 2011, mesmo ano de lançamento do primeiro e-commerce do grupo e entrada no mercado norte-americano, com a Schutz.
Hoje, a Arezzo possui um museu dedicado aos produtos que marcaram época, diversos prêmios internacionais em qualidade e inovação, um robusto projeto estratégico a longo prazo, um grande centro de distribuição em Cariacica, no Espírito Santo.
Além disso, a AR&Co, subsidiária criada após a fusão com a Reserva, é proprietária do ZZ Mall, um marketplace do grupo que inclui diversas marcas famosas, e a ZZ Ventures, para se aproximar do universo das Startups.
Quanto às marcas, a empresa é única licenciada da Vans no Brasil e tem as seguintes marcas próprias:
● Arezzo
● Schutz
● Anacapri
● Troc (Brechó online)
● Brizza
● Alme
● Fiever
● Alexandre Birman
● Baw Clothing
● MyShoes
Grupo Reserva
Fundada em 2006 no Rio de Janeiro, a Reserva foi criada por dois amigos de infância, Fernando Sigal e Rony Meisler. A intenção era comercializar roupa masculina confortável e com estilo e que pudesse ser usada em qualquer ocasião, diferente das opções mais comuns. As primeiras vendas da marca foram para amigos e parentes.
Ao perceberem a queda nas vendas, uma vez que não havia variedade de produtos, os empreendedores passaram a comercializar as camisas e bermudas no atacado para lojistas e, principalmente, multimarcas. Com os produtos distribuídos no estado do Rio de Janeiro e outros locais próximos, a Reserva se consolidou no mercado ao lado de grifes conhecidas.
Desde o início, os amigos apostaram no segmento premium, praticando preços semelhantes aos concorrentes e oferecendo produtos de qualidade.
A primeira loja própria foi aberta no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, e focava na experiência do consumidor ao escolher as peças. Com apenas dois anos de atividade, a Reserva foi convidada a participar do Fashion Rio e pôde mostrar as peças que eram vendidas na loja, chamando atenção do público.
Com o sucesso, surgiram mais lojas físicas, tanto nas ruas como em shoppings. Em pouco tempo, a marca conquistou um público maior, incluindo artistas e celebridades.
Em 2010, o empresário e apresentador Luciano Huck se tornou sócio da empresa e, com isso, foram criadas algumas marcas paralelas: a Use Huck, Reserva Mini e EVA, esta direcionada ao público feminino.
A Reserva passou por algumas polêmicas envolvendo seus produtos, mas conseguiu retornar ao mercado oferecendo camisas personalizadas. Assim, surgiu a Faça.VC e, depois, o Reservado, um clube de assinatura em que o consumidor recebe camisas baseadas em suas preferências.
Atualmente, a Reserva possui 65 lojas próprias e oito franquias. As marcas do Grupo Reserva são:
● Reserva
● Reserva Mini
● Oficina Reserva
● Reserva Go
● Ink
● Ahlma
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