Como abrir empresa em Ibirité
Como abrir empresa em Ibirité Para você que quer abrir empresa em Ibirité, seja bem – município de Minas Gerais,…
Como abrir empresa em Ibirité
Para você que quer abrir empresa em Ibirité, seja bem – município de Minas Gerais, com população estimada de 177.475 habitantes (de acordo com o IBGE), com área de 73,83 Km², cuja sede, a 882 metros de altitude, tem sua posição determinada pelas coordenadas geográficas de 20º 01’15” de latitude sul e 40º 03’52” de longitude oeste (Próxima a antiga Estação Ferroviária).
O sonho de muitos brasileiros é abrir o próprio negócio, adquirir a independência financeira e se tornar o próprio chefe. E, realmente, quando se tem uma boa ideia de negócio, o primeiro passo a se fazer é tirá-la do papel! Porém, um passo importante também é regularizar a empresa e obter todos os registros.
Nós já conversamos sobre isso algumas vezes por aqui, no nosso blog, mas, especificamente, você sabe como regularizar sua empresa caso sua localidade seja Ibirité? Hoje, esse será nosso bate papo. Interessado? Então, continue lendo!
O que você sabe sobre Ibirité?
Como mencionamos no início de nosso artigo, Ibirité é um município do estado de Minas Gerais e tem uma população estimada em 177.475 habitantes. Localiza-se na Zona Metalúrgica, integrando a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua economia é baseada na plantação de hortaliças e na mineração. A cidade foi apelidada de “cidade dormitório”, visto que grande parte dos residentes de Ibirité trabalham em cidades vizinhas como Contagem, Belo Horizonte e Betim.
Ter o seu negócio localizado por lá é muito interessante, exatamente pelo número de habitantes locais.
Como abrir empresa em ibirité?
Vamos separar esse processo por passos (até mesmo para ficar mais didático e tranquilo de acompanhar. Vamos lá?!
Passo 1 – Planejamento
O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar – isso, independentemente de sua localização. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa. Então, aqui, vem o nosso primeiro pedido: não negligencie o planejamento!
Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado etc. A depender desses fatores, pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.
Passo 2 – Escolher a atividade
Em seguida, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:
- Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
- Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
- Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.
Passo 3 – Escolher a natureza jurídica
Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.
Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:
- Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Passo 4 – Separar documentos
Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Ibirité são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Qual o processo para abrir empresa em Ibirité?
Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.
Porém, para abrir empresa em Ibirité, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.
Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali. É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.
E aí? Ficou tranquilo?
Então, bora arregaçar as mangas e abrir sua empresa?
Até a próxima!
Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.
Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais
Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!
WhatsApp: 31 99679-7887
Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/
🌐Site : http://golinces.com.br/
Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!
Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.
Quer saber mais?
Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/