Abrir empresa em Betim

Está em busca de um lugar para começar a empreender? Se sim, já deve ter pesquisado diversas cidades. Para te…

Está em busca de um lugar para começar a empreender? Se sim, já deve ter pesquisado diversas cidades. Para te ajudar nesse processo, vamos falar hoje sobre o processo para abrir empresa em Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte

Em pleno desenvolvimento, a cidade tem recebido investimentos e atraído cada vez mais empresários. Vamos te apresentar um pouco de Betim.

 A cidade

Betim é o quinto município mais populoso de Minas Gerais. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice que mede a qualidade de vida da população, é considerado alto, e tem aumentado consideravelmente. Inclusive, o IDH de Betim já foi o maior de toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

A cidade tem localização privilegiada, está somente a 26 km da capital Belo Horizonte. Ao longo do tempo, Betim foi se transformando em uma cidade manufatureira, com infraestrutura para receber empresas e indústrias de todos os portes. É lá que está instalada a maior fábrica da montadora de carros italiana Fiat no mundo, com capacidade produtiva para até 800 mil carros por ano.

Betim tem acesso às três principais rodovias do país, BR 040, que leva ao Distrito Federal e Rio de Janeiro; BR 381, com saída para o Espírito Santo e São Paulo; e a rodovia transversal BR 262, que passa pelos estados de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Além disso, as vias estaduais MG 060 e MG 050 dão acesso ao interior de Minas.

Agora que você conhece um pouco da cidade, vamos falar sobre abrir empresa em Betim.

Colocando o sonho no papel

A primeira coisa que se deve fazer antes de abrir o próprio negócio é planejar. Esse passo é importante para que você consiga cumprir todas as etapas e não correr o risco de ter que parar no meio do caminho. Ou mesmo desistir do empreendimento.

Defina como será a atuação da sua empresa. Pense em aspectos como:

  • Ramo de atuação
  • Tipo de produto ou serviço que irá oferecer
  • Processo de fabricação do produto
  • Acesso a fornecedores
  • Porte da empresa
  • Localização
  • Contratação de funcionários
  • Meio de pagamento
  • Estratégia de divulgação

Esses são alguns dos pontos que devem estar bem claros; são eles que vão determinar o processo de abertura da empresa e as projeções para o futuro. Com essas informações no papel, é hora de pensar nos pontos fortes e fracos.

Você pode fazer isso por meio da chamada Análise SWOT. Recorra à caneta e papel novamente e seja sincero consigo mesmo e com seu sonho. Anote, em forma de tópicos, as seguintes características:

  • Quais são as forças do projeto: pense nas características internas da sua empresa que a destaque. O principal diferencial, feito com excelência. Não leve os concorrentes em consideração nessa etapa.
  • Quais são as fraquezas do projeto: liste as falhas do seu empreendimento. Você pensar em acabamento dos produtos comercializados, demora na entrega de mercadoria, entre outros. Aqui também não precisa avaliar de acordo com a concorrência.
  • Quais oportunidades a empresa tem: você deve pensar no mercado como um todo. O que sua marca pode oferecer de diferente, se é inédito ou escasso, se tem alta demanda e pouca oferta.
  • Quais ameaças externas a empresa tem: a matéria-prima do seu produto é acessível? Consegue contratar mão de obra especializada? O que pode atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio?

As duas etapas anteriores são muito importantes para as próximas. É o momento de começar a parte burocrática. A missão é escolher o modelo da empresa, como natureza jurídica, porte e regime de tributação.

Muitas pessoas têm dificuldade em escolher o que é melhor para o empreendimento, mas uma consultoria de um profissional especializado pode sanar as dúvidas e até encurtar o caminho para você abrir sua empresa em Betim.

Do papel para a viabilidade

Agora que você já conhece as características mercadológicas do seu negócio, analise as formas de viabilizar a empresa. Comece pela escolha da natureza jurídica, que irá indicar se a empresa terá sócios, limite de funcionários que pode contratar, forma de tributação, se poderá ter participação no mercado internacional, se os bens pessoais serão agregados ao CNPJ, entre outros fatores:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresário Individual (ME);
  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (CIA).

A legalização também passa pela escolha do porte empresarial, que definirá o tamanho da sua empresa. O modelo pode ser alterado posteriormente, caso a empresa cresça ou fique mais enxuta:

  • Microempresa (ME): podem cadastrar nesse modelo empreendimento com faturamento bruto até R$ 360 mil ao ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): para negócios que tenham faturamento anual superior a R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões;
  • Sem enquadramento: se a empresa não se enquadrada nos dois modelos acima ou possui pessoa jurídica como sócio, deverá se cadastrar nessa categoria.

Questões ligadas aos impostos a deduzir são determinados pelo regime de tributação que a empresa será enquadrada.

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Com exceção do MEI, cujo recolhimento é feito em guia única com valor fixo mensal pelo Simples Nacional, as demais naturezas jurídicas devem ser analisadas por um contador experiente. Isso porque o enquadramento correto evita pagamento de tributo em duplicidade e perda de lucro.

Com todas as questões analisadas, você está pronto para começar o processo de abertura.

Da viabilidade para a realidade

A documentação exigida pelos órgãos não tem muita variação, sendo um padrão em todo o país. Para abrir empresa em Betim é preciso, antes de abrir o processo de legalização, solicitar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Esse passo é importante, já que o órgão responsável irá verificar se a atividade da sua empresa é permitida no endereço onde deseja instalá-la.

Para dar entrada no pedido, você deve enviar à Junta Comercial de Betim os seguintes documentos:

  • Identidade oficial com foto de todos os membros da sociedade;
  • Certidão de casamento, se houver;
  • Contrato Social assinado com firma reconhecida;
  • Comprovante de pagamento da taxa de abertura.

Se todos os documentos estiverem corretos, a Junta Comercial e a Prefeitura de Betim irão emitir o CNPJ, Inscrições Municipal e Estadual, Alvará de funcionamento.

Inscrição aceita, hora de estourar um espumante e comemorar o novo empreendimento. E não esqueça, em caso de dificuldades no processo, procure ajuda especializada.

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