Como abrir empresa de infoprodutos

Trabalhar com infoprodutos, seja vendendo-os ou desenvolvendo-os se tornou o ganha pão de muitos profissionais, por isto a necessidade de…

Trabalhar com infoprodutos, seja vendendo-os ou desenvolvendo-os se tornou o ganha pão de muitos profissionais, por isto a necessidade de saber como abrir empresa de infoprodutos. Afinal, com dedicação e comprometimento é possível fazer dessas atividades não só uma fonte de renda extra como o principal meio de rendimentos.

E quando esse tipo de negócio dá certo, pode-se até abrir uma empresa, a fim de formalizar a sua atividade, o que possui uma série de vantagens. Entre elas, contribuir para o INSS, pois lembre-se que, se você estiver desempregado, não está contribuindo com a aposentadoria.

Além disso, hoje em dia, quem trabalha por conta pode obter um CNPJ de forma simples e prática, além de conseguir emitir nota fiscal e realizar demais atividades, como qualquer outro tipo de empresa. Interessou-se pelo assunto e quer saber mais?

Então, continue lendo este artigo e descubra tudo a respeito de como abrir uma empresa de infoprodutos. Vamos lá?

O que são infoprodutos?

Os produtores digitais, também conhecidos como infoprodutores, são pessoas que trabalham com a criação e a comercialização de produtos digitais.

De modo geral, o termo de infoproduto vem sendo utilizado largamente para aquelas pessoas que produzem cursos EAD, onde buscam ensinar aquilo que se tem expertise.

Só que infoprodutos também compreende um plugin, um tema para site, entre outros. Por isso que o termo “produto digital” é melhor para definir esse caso.

Um dos primeiros infoprodutos foram os e-books (PDFs), no entanto hoje em dia já temos os produtos digitais em vídeos, áudio, entre outros. Sendo eu os vídeos oferecem mais valor aos clientes, pois muitos preferem assistir sobre um conteúdo do que ler sobre.

Mas como é possível ter mais de um produto digital, é possível ter um livro digital e um vídeo para oferecer aos seus clientes. E esse negócio gera dinheiro sempre que alguém adquire um de seus produtos digitais. Podendo a transação ser realizada por meio de plataformas de terceiros ou mesmo através de sua própria loja virtual ou site.

CNAES Possíveis

Ao abrir empresa, um dos aspectos mais importantes é saber qual o CNAE escolher para formalizar o seu negócio. Essa sigla significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e deve ser determinada pelo empreendedor como forma de mostrar a qual ramo pertence.

Para atividades digitais, como empresas de infoprodutos, é possível escolher entre um dos seguintes CNAES:

  • 8599-6/04 – Cursos ou treinamentos, para quem produz conteúdo digital, como manuais e cursos online.
  • 5811-5/00 – Edição de livros, para quem desenvolve todo o tipo de e-books.
  • 6319-4/00 – Dados na internet, entretenimento, busca e outros conteúdos na web para quem trabalha nesses ramos.
  • 7319-0/02 – Promoção de vendas, ideal para os afiliados.

E mais, se você abrir uma microempresa vai precisar da ajuda de um contador. Ele é o profissional certo para orientar a escolha do melhor código para abrir sua empresa de infoprodutos.

Posso ser MEI?

Em geral, recomenda-se que quem deseja formalizar o seu negócio de infoprodutos se enquadre, inicialmente, na modalidade MEI – microempreendedor individual. É o modo mais simples e barato de abrir empresa, desde que o seu faturamento por ano seja de até R$ 81 mil.

Outro requisito é que você não contrate mais do que um empregado de carteira assinada e nem seja sócio de outra empresa.

Da mesma forma, é preciso escolher entre as atividades permitidas para ser MEI. Quem vende infoprodutos pode se classificar como promotor(a) de vendas independente. Já quem desenvolve produtos digitais pode escolher entre diferentes categorias.

Entre elas, editor(a) livros independentes, de revistas independente, de vídeo independente ou de lista de dados e de outras informações independente, conforme o tipo de conteúdo que desenvolve.

E as notas fiscais?

Mesmo o MEI pode emitir nota fiscal, com a vantagem que não é uma obrigação, desde que comercialize os seus produtos e serviços para o consumidor final. Se a venda for realizada para uma empresa, recomenda-se que seja emitido o documento.

No caso dos desenvolvedores de infoprodutos, que atuam no setor de serviços, é a prefeitura da sua cidade quem normatiza a emissão de nota fiscal. Por isso, é necessário verificar quais são os trâmites no seu município.

Atualmente, já existem prefeituras que implantaram o sistema de nota fiscal eletrônica, a fim de facilitar a vida de todas as empresas, além de garantir o pagamento dos impostos. Porém, mesmo assim, nem todas as cidades possuem aplicativos eficientes.

Uma dica é usar o emissor de nota fiscal de um dos tantos aplicativos disponíveis a internet. Já se você vende os infoprodutos, trata-se do setor de comércio, assim, pode usar os geradores de nota fiscal oferecidos pelo governo ou por entidades nacionais.

Da mesma forma, nem sempre são as melhores escolhas e há opções mais vantajosas. De qualquer modo, à medida que a sua empresa crescer, vai ser necessário sair do MEI e virar um microempresário. Nessa hora, é preciso contratar um contador de confiança.

Além de ser uma exigência, esse profissional pode contribuir em muito para gerir as suas finanças e deixar em dia todas as questões fiscais da sua empresa de infoprodutos.

Tudo certo?

Esperamos ter ajudado.

Até a próxima!

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais

Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!

WhatsApp: 31 99679-7887

Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/

🌐Site : http://golinces.com.br/

Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas

GoLinces CTA Ebook AberturadeEmpresas

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/

 

Solicite um orçamento