Como abrir empresa em Maringá /PR
Após tomar essa decisão e conquistar a coragem para executá-la, você chegou ao nosso espaço com foco em conseguir mais…
Após tomar essa decisão e conquistar a coragem para executá-la, você chegou ao nosso espaço com foco em conseguir mais informações sobre abrir empresa em Maringá.
Abrir uma empresa é o sonho de boa parte dos brasileiros – porém, por “n” motivos distintos, muitos não chegam a se decidir e realmente ingressar nesse universo maravilhoso que é empreender.
Mas, esse não é o seu caso, não é mesmo?
Você tem um sonho e esse sonho virou uma decisão de vida: abrir seu próprio negócio.
Seja muito bem-vindo! Vamos conversar um pouco e te passar, de forma simples, tudo que você precisa saber para que sua nova empresa possa abrir as portas em Maringá e ter todo o sucesso.
Vamos lá?!
Como é a economia de Maringá?
O primeiro passo para empreender com mais segurança é entender o cenário econômico da cidade onde sua empresa estará localizada.
Diante disso, você deve saber que a cidade de Maringá tem uma população estimada de mais de 430.157 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O rendimento mensal de um trabalhador formal é de 2,8 salários-mínimos. Além disso, o PIB per capita da cidade é de 41.569,88.
Ou seja, Maringá está pronta para receber sua empresa. Vamos, então, preparar para abrir empresa em Maringá!
PRIMEIRO PASSO – Análise de mercado
A análise permite determinado o quanto é atrativo um mercado para a atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio da SWOT, técnica que possibilita definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa irá enfrentar.
A partir dessas informações, você conseguirá compreender se o seu negócio, de fato, pode prosperar no mercado em que deseja atuar.
SEGUNDO PASSO – Plano de Negócios
Plano de negócio é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação, ou que pretende se transformar e expandir suas atividades.
TERCEIRO PASSO – Planejamento estratégico
Para desenvolver um bom planejamento, é necessário transformar ideias em iniciativas concretas, prever problemas e promover a monitoração de ações.
Ok… Agora, você deve estar se perguntando: “mas, e a parte burocrática?” Pois bem, vamos a ela!
PASSOS Burocráticos
Natureza Jurídica
Para escolher a natureza jurídica do seu negócio será necessário conversar com um contador. Por meio de uma análise da perspectiva de faturamento mensal, a atividade que a sua empresa exercerá e se você terá sócios, ele definirá a melhor natureza para a empresa.
É fundamental enquadrar sua empresa de forma adequada, pois isso impactará nos tipos e valores de tributos que você pagará. Dentre as opções, temos:
- MEI
- Empresário Individual
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
- Sociedade Limitada Unipessoal
- Sociedade Limitada
- Sociedade Anônima
- Sociedade Simples (SS)
Regime tributário
No Brasil, há três regimes tributários disponíveis. A escolha deverá ser feita com uma consulta com um contador, pois ele saberá definir o regime mais adequado para determinado tipo de empresa. As opções disponíveis são:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Nome
Após escolher o nome da empresa, o empreendedor ir à Junta Comercial para realizar uma pesquisa e verificar se, de fato, o nome está disponível.
A solicitação é feita por meio de um formulário fornecido pela Junta no qual o empreendedor poderá verificar a disponibilidade de três nomes.
Caso um esteja disponível, será necessário realizar registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Viabilidade
Antes de emitir o CNPJ, será necessário fazer a viabilidade com a prefeitura. Isso significa que será necessário informar a atividade que será realizada, apresentar o IPTU do local onde a atividade será exercida. Com isso, é possível verificar se o local tem condições para receber as atividades da empresa.
Contrato Social
O contrato social e como uma certidão de nascimento da empresa. É o item mais importante no processo de abertura de seu negócio. Ele definirá todas as obrigações e direitos da sua empresa.
Diante disso, segundo o Código Civil, você, enquanto empreendedor, precisará definir no desenvolvimento do contrato social os seguintes itens: interesse das partes, finalidade e objetivo do negócio, descrição do tipo de sociedade e como será definida as cotas.
Além disso, o contrato deverá conter a assinatura de um advogado para que tenha validade. Após o desenvolvimento do documento, será necessário ir a Junta Comercial para registrar o mesmo.
Será necessário ainda apresentar alguns documentos, como:
- Contrato Social ou Declaração de Empresa Individual – assinado em três vias;
- cópia autenticada do RG e CPF dos sócios;
- Requerimento Padrão (Capa da Junta) em uma via; cópia autenticada do RG do elaborador do contrato;
- cópia autenticada da OAB, quando necessário;
- pagamento das guias através de GRP e DARF.
OBS.:
Aqui, precisamos fazer um adendo – localidades diferentes podem solicitar documentos diferentes para o processo de abertura de empresa. Em Maringá, os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente. Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.
Após o registro na Junta Comercial, você terá o número de identificação de registro da empresa (NIRE) que deverá ser fixada no contrato.
Além disso, também já terá o CNPJ. Ou seja, burocraticamente falando, sua empresa já possui um documento comprovando que ela é real.
Inscrição municipal
A inscrição municipal será necessária para conquistar o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) e senha web. Eles são ideias para liberar emissão de nota.
Inscrição estadual
Empresas que exercem atividades de indústria ou comércio precisam emitir a inscrição estadual. O processo é realizado na Secretaria de Fazenda do Estado e permite que a empresa se cadastre como contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
Prontinho! Sua empresa está, burocraticamente falando, pronta para abrir as portas.
Nossa última dica de ouro é: contrate um contador para te acompanhar em todos os passos. Isso evitará possíveis dores de cabeça.
Ainda não tem um? Entre em contato!
Caso ainda tenha dúvidas sobre como em abrir empresa em Maringá, entre em contato!
Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.
Quer saber mais sobre como conseguir o alvará sanitário ao abrir empresa em Maringá?
Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular
Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais
Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!
WhatsApp: 31 99679-7887
Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/
🌐Site : http://golinces.com.br/
Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!
Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.
Quer saber mais?
Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/