Como abrir empresa em Caieiras/SP
Quer saber como abrir empresa em Caieiras/SP? Chegou ao lugar certo! Hoje, vamos te ajudar com esclarecimentos básicos e temos…
Quer saber como abrir empresa em Caieiras/SP? Chegou ao lugar certo! Hoje, vamos te ajudar com esclarecimentos básicos e temos certeza de que ficará satisfeito diante das informações que obterá nesse artigo.
Como comentamos, vamos te ajudar nesse processo para abrir empresa em Caieiras/SP, e o primeiro passo que você precisa dar é tirar do papel e obter todos os registros necessários para poder iniciar as atividades, uma vez que já traçou todas as estratégias de negócios, que é fundamental para o bom funcionamento da empresa.
Tendo dito isso, vamos conhecer um pouco sobre o local que você escolheu:
O que você precisa saber sobre Caieiras/SP
Caieiras é um município localizado na Região Metropolitana de São Paulo, estado de São Paulo. Integra a Região Geográfica Imediata de São Paulo, que por sua vez integra a Região Geográfica Intermediária de São Paulo.
Sua população foi estimada em 101 470 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019, e a área é de aproximadamente 96,1 km².
Sobretudo, sua densidade demográfica é de 900,37 hab/km². Parte de sua população é formada por migrantes oriundos, principalmente, da região nordeste do Brasil. Outra parte, em menor tamanho, mas de estimável valor histórico, é formada por descendentes de imigrantes europeus dentre eles italianos, alemães, galegos, ingleses e noruegueses.
Uma pequena parte também eram de colonos que já residiam no local, de origem caipira paulista.
Caieiras tem potencial para abrigar sua nova empresa com qualidade.
Agora, você precisa o que fazer para que sua empresa possa ser aberta por lá sem dores de cabeça, certo?!
1 – Planeje
O que é um nascimento sem planejamento? É nítido que planejar é extremamente importante no início de um novo negócio, pois sem ele as chances de dar errado é bem grande.
Então não é só pensar na parte burocrática, documentação, fornecedores, mercadorias, mão de obra e outras etapas que só estarão presentes depois do planejamento estar pronto, temos que priorizar e respeitar as etapas.
2 – Escolha o tipo de empresa
A estratégia já foi traçada conforme o planejamento, então agora é preciso identificar qual o tipo de empresa, normalmente as pessoas estão procurando inicialmente abrir uma MEI (Microempreendedor Individual), para quem tem faturamento baixo de até R$ 81.000,00 anual, abrir uma microempresa (ME) para faturamento maior, podendo chegar a R$ 360.000,00 anual ou uma empresa de pequeno porte (EPP) para quem já projeta faturar consideravelmente, chegando até R$ 4,8 milhões.
Regime tributário
- Lucro Real
- Lucro Presumido
- Simples Nacional
- MEI
Tipos jurídicos
Agora que já sabe em qual regime tributário vai enquadrar ao abrir empresa em Caieiras/SP, vamos conhecer os tipos jurídicos, que em termos mais populares consiste em uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas, que é fundamental logo no início, pois sem essa definição não há como passar para os próximos passos:
- Empresário Individual
- Ltda
- EIRELI
- Sociedade Limitada Unipessoal
3 – Consulte a viabilidade
Atualmente, a maioria das Juntas Comerciais e Prefeituras estão integradas com o sistema de Registro e ao abrir empresa em Caieiras ou em outros termos populares, abrir firma em Caieiras, é importante consultar se o endereço escolhido é apto para instalar uma empresa.
A atividade da empresa tem que ser permitida pela prefeitura para funcionar no local escolhido, levando em consideração as características do seu mais novo negócio.
4 – Separe os documentos
Logo após a viabilidade ser aprovada, é hora de separar os documentos que hoje em dia está bastante simplificada.
Não é mais necessária aquela lista enorme de documentos, decerto que o governo já sincronizou informações das pessoas e empresas, veja a lista a seguir:
Para os sócios
- 1 cópia simples do comprovante de endereço residencial de cada sócio e certidão de casamento, caso for casado
- 1 cópia autenticada do RG com o CPF ou carteira de habilitação de cada sócio
- recibo de entrega da declaração de imposto de renda de apenas 1 sócio, caso tenha feito no ano vigente
Para a empresa
- 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa
- 1 cópia simples do contrato de locação ou contrato de compra e venda
5 – Prepare-se para os processos burocráticos
Junta comercial
O primeiro processo para abrir empresa em Caieiras é na Junta Comercial do Estado de São Paulo-JUCESP, após reunir a documentação e passar pela viabilidade da prefeitura, portanto deverá ter tudo preenchido e pronto para protocolar juntamente com os itens abaixo:
- 3 vias do Contrato Social para sociedades ou 3 vias do Requerimento de Empresário para Empresário Individual
- Capa e fichas da Jucesp
- Pagamento de taxas através das guias DARE e DARF
CNPJ
O processo de abertura da empresa na JUCESP e na Receita Federal são bastante rápidos atualmente em Caieiras, normalmente em 3 dias úteis já terá o CNPJ emitido, desde que um escritório de contabilidade realize todos esses procedimentos, uma vez que é especialista no assunto.
Inscrição Estadual
Esse processo já foi conhecido como o mais burocrático há anos atrás, ademais atualmente é o mais rápido se tudo estiver correto com o endereço da empresa e atividade a ser exercida, e determinados segmentos são obrigados a obter a inscrição estadual, são elas comércio, indústria, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, energia e comunicação.
Em alguns casos, como resultado parcial ao processo, o contribuinte é notificado a apresentar documentos para a emissão da inscrição estadual, citamos o contrato de locação ou contrato de compra e venda, documentos dos sócios e IPTU, podendo o Estado cobrar alguma prova de instalação no endereço, se tiver alguma residência no local da empresa.
Inscrição Municipal
Todas as empresas, independente da atividade a ser exercida, tem a obrigatoriedade de ter a inscrição municipal cadastrada na prefeitura de Caieiras.
Serve como uma espécie de permissão para funcionar na cidade e recolherá uma taxa anual e o valor varia para cada atividade empresarial.
Essa inscrição municipal não é o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, vale mencionar isso para não haver confusão de documentação.
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