Como abrir o CNPJ de Provedor de Internet (ISP) com plano de negócio vencedor
Como abrir CNPJ de Provedor de Internet (ISP) com plano de negócio vencedor Ser dono de um negócio promissor e…
Como abrir CNPJ de Provedor de Internet (ISP) com plano de negócio vencedor
Ser dono de um negócio promissor e cheio de possibilidades é algo que muitas pessoas anseiam. Dentre inúmeras opções, o mercado de ISPs (Internet Services Providers) tem sido muito vantajoso, primordialmente em uma época que toda a convivência com a sociedade está baseada em contatos digitais. Sendo assim, se a sua escolha para seu crescimento profissional é abrir cnpj de provedor de internet, você está de parabéns e nós estamos aqui para lhe ajudar.
Até mesmo porque, você precisa entender os passos corretos de como montar um provedor de internet.
Quer saber como ter um plano de negócios vencedor para abrir cnpj de provedor de internet? Continue conosco!
Vamos começar os trabalhos tendo em mente que os provedores regionais
Estes têm puxado o crescimento da banda larga no Brasil. O setor detém 18,46% do mercado, com 5,64 milhões de conexões e vem se expandindo ano após ano. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre julho de 2017 e julho de 2018, os ISPs adicionaram mais de 1,87 milhão de contratos à sua base de assinantes, o que significa um crescimento de 49,43%.
Esses números ajudam a explicar o aumento do interesse por esse tipo de negócio no país. A projeção é que a participação do segmento no fornecimento de banda larga salte para 40% nos próximos 5 anos. Tamanho otimismo é fruto, como já comentamos, do atual isolamento social (em decorrência do novo coronavírus) e de uma agenda legislativa positiva, que deve incentivar ainda mais o aumento da demanda em todo o Brasil.
Mas, para pessoas que, como você, estão ingressando nesse mercado, é importante manter um plano de negócio que responda às seguintes questões:
- O que é indispensável para começar?
- O que posso ir adquirindo aos poucos?
- Quais cuidados eu devo tomar?
Pensando, primeiro, um pouco na parte técnica, sabemos que você já tem o foco em todos os equipamentos necessários para iniciar a oferta de seus serviços. Entre eles, por exemplo, uma OTDR, a máquina de fusão e outros itens necessários para quem vai investir em fibra óptica. Mas, o fato é que a infraestrutura é apenas uma parte do todo. Existem outras várias etapas que precisam ser cumpridas se você deseja de fato se destacar no mercado. Para te ajudar a entender melhor o que fazer, listamos aqui as principais recomendações.
RECOMENDAÇÃO NÚMERO 1 – Regime Tributário
Como em qualquer tipo de empresa, uma das primeiras coisas que você precisa definir é o modelo de tributação. Uma das modalidades mais comuns nesse setor é o Simples Nacional, que contempla empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.
Entre as vantagens desse regime é que ele permite o recolhimento de vários impostos federais, estaduais e municipais por meio de uma única guia. A opção pode ser feita na abertura do negócio ou no primeiro mês de cada ano, em caso de readequamento. Mas lembre-se: essa é apenas uma possibilidade.
É importante que você avalie as demais alternativas como o Lucro Real e Lucro Presumido para encontrar aquela que mais atende a sua necessidade.
RECOMENDAÇÃO NÚMERO 2 – Autorização
Para abrir cnpj de provedor de internet e ser um prestador de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), é preciso obter autorização da Anatel. De modo geral, a licença é obrigatória para os prestadores que utilizam radiofrequências licenciadas (radiofrequências que não se enquadrem como radiação restrita) ou aqueles que, com qualquer número de usuários, obtenham a outorga da Anatel, a qual é mandatória para os prestadores de serviços com mais de 5 mil usuários.
Já os prestadores que possuem menos de 5 mil usuários e que trabalham com acessos cabeados ou por radiação restrita, estão dispensados da autorização. Nesse caso, basta realizar uma comunicação prévia junto à Anatel, atualizando regularmente o cadastro.
Para ter todas as informações necessárias, basta acessar o site da Anatel clicando aqui.
RECOMENDAÇÃO NÚMERO 3 – Projeto de Rede
Estabelecer a área que deseja atender e determinar a porcentagem das ruas ou casas em que deverá prestar o serviço são práticas muito importantes para qualquer provedor. Um bom projeto de rede permite entender melhor a área de atendimento, dimensionar corretamente os ativos e passivos e otimizar a distribuição.
Para isso, é preciso pesquisar o mercado, saber quem são os concorrentes naquele local e quais tecnologias a região está preparada para receber. Uma maneira de apurar a análise é investir em uma ferramenta especializada, por exemplo.
RECOMENDAÇÃO NÚMERO 4 – Equipamentos
Investir é sempre o ponto de seu plano de negócios que deve ser analisado com cautela. Fazer uma dívida maior que sua previsão contábil permitir nunca é uma alternativa inteligente, primordialmente se pensarmos que a empresa está nos primeiros passos e não está oficialmente prestando serviços – ou seja, ainda não há entrada de dinheiro.
Fica, então, uma dúvida muito comum de como montar um provedor de internet e com relação à infraestrutura e os equipamentos necessários para colocar o negócio em andamento. São vários os aparelhos necessários para o provedor de internet, mas, é claro que você não precisa adquiri-los de uma só vez (lembre-se da questão financeira comentada acima). Agir com inteligência é o segredo do sucesso.
Alguns itens obrigatórios, no entanto, são:
- Optical Network Terminal (ONT/ONU);
- Cabo drop low friction;
- Caixas de Emenda e de Terminação;
- Splitters;
- Conectores;
- Optical Line Terminal (OLT);
- OTDR;
- Máquina de fusão.
RECOMENDAÇÃO NÚMERO 5 – Gestão Profissionalizada
Embora o setor de fornecimento de banda larga tenha evoluído muito nos últimos anos, ainda há grandes desafios a serem superados. Grande parte dos provedores de internet, por exemplo, focam seus esforços na área técnica e acabam deixando de lado um aspecto muito importante para o sucesso do negócio, que é a gestão.
Proporcionar um atendimento de alto nível exige que as empresas tenham uma mentalidade voltada à inovação, e transformem seus processos, sempre pensando na melhoria da experiência do cliente. Entender as mudanças no comportamento e nos hábitos do consumidor é o primeiro passo para quem quer se tornar profissional nesse mercado.
RECOMENDAÇÃO NÚMERO 6 – Cultura de Inovação
Seu mercado já é, por si só, inovador. Incentivar a experimentação, o pensamento analítico e ter uma visão pioneira são alguns dos passos para os provedores que buscam uma gestão moderna e estratégica. Isso significa que os processos não podem ficar restritos apenas à entrega de produtos e serviços.
Os empreendedores que desejam se destacar em um cenário cada vez mais concorrido devem estar atentos às tendências e promover transformações em suas formas de trabalho para se adaptar às inovações do segmento. Para acompanhar as principais transformações no mercado de ISPs, é essencial adotar novas tecnologias.
Estamos falando de soluções que contribuam para o aumento da receita e da rentabilidade, mas que estejam associadas também à melhoria da comunicação e da experiência dos usuários.
E aí? Preparado? Que tal entrar em contato com a gente para ter menos dores de cabeça burocráticas? Estamos à disposição.
Até a próxima!
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