Empreendedorismo Feminino: mulheres de sucesso no mundo dos negócios
Empreendedorismo Feminino: mulheres de sucesso no mundo dos negócios Março é um mês feminino e dedicado exclusivamente a elas, que…
Empreendedorismo Feminino: mulheres de sucesso no mundo dos negócios
Março é um mês feminino e dedicado exclusivamente a elas, que ganham nossos corações e, cada vez mais, espaço merecido no mercado.
Prova disso é o empreendedorismo feminino, que tem sido muito falado e, na mesma medida, colocado em prática em território nacional. Entre 49 países do mundo, o Brasil tem a sétima maior proporção de mulheres entre os “empreendedores iniciais”.
Fomentar esse assunto, e esse ato, é de suma importância para que as mulheres possam aumentar seus rendimentos, gerem empregos, tenham sustentabilidade no mercado e, o mais interessante de toda essa lista, sejam independentes e protagonistas de suas próprias vidas.
Mas, por que mesmo estamos falando delas como se elas não estivessem aqui, lendo esse artigo e interessadas em algo que tanto lhe diz respeito?
Desculpe nossa gafe, cara empresária! Esperamos nos desculpar dando um “mimo” para seu deleite: um vislumbre do seu futuro de sucesso com case de empresárias do mundo de negócios. Que tal? Interessada? Então… Continue conosco e não perca uma palavra!
PRIMEIRO CASE – Renata Garcia
Até certo ponto de sua vida, Renata tem uma história pouco “comum” para uma parcela das mulheres brasileiras: Renata se formou na faculdade (um curso muito complexo, inclusive – Renata é formada em medicina), fez duas especializações – uma delas de oncologia clínica direcionada à quimioterapia para adultos -, fez mestrado, doutorado e atuou lindamente no setor até meados de 2014.
Um dia, Renata “decide mudar e fazer tudo que queria fazer; toma, então, um novo caminho profissional e abre uma padaria. Uma mudança tão grande como essa pode levantar diversas questões, tais como decepção com a profissão, algum acontecimento trágico ou até mesmo o insucesso. Mas, muito antes pelo contrário, a ex médica deixa claro que não foi nada disso. Ela sempre exerceu a medicina com gosto e valorizou muito a dificuldade para entrar na faculdade.
O que realmente aconteceu foram dois gatilhos importantes para ela: a vontade de ter filhos (que, com a agenda apertada de uma médica, por hora, era um ato “impossível”) e a vontade de empreender. Além disso, a área da alimentação já fazia parte da vida da empresária (até mesmo antes da medicina) – iniciando as atividades fazendo alguns quitutes para o lançamento do empreendimento de uma amiga.
A partir desse momento, seu negócio decolou. Passou a fazer mais eventos e comandou um café dentro de uma agência de publicidade. Renata, no entanto, produzia pães em pequena quantidade, longe do ideal para atender uma clientela maior. A ideia da padaria surgiu em uma conversa com o marido. Decidiram que o pão, mais do que qualquer outro tipo de alimento, faria com que as pessoas fossem todos os dias ao estabelecimento.
Hoje, sua padaria (De Forno e Fogão), já possui 6 anos de estrada e oferece tortas, pães de queijo, sanduíches, antepastos e geleias, alguns fabricados na própria padaria e outros por parceiros que seguem a mesma linha artesanal.
SEGUNDO CASE – Thais Giordani
Thais Giordani é daquele tipo de pessoa que, em termos de profissional, já foi de tudo um pouco: vendeu cachorro quente em uma barraca, foi empreendedora de uma pequena loja de bonés e, por fim, foi enfermeira (profissão que exerceu no SAMU).
Espera! Falamos “por fim”? Nada disso… A história não para por aí. Thais sempre apresentou o desejo de empreender (que não teve frutos com a loja de boné) e o interesse por tecnologia. Um dia… Um estalo! Por que não unir os dois?
Em 2014, ela deixou o cargo de enfermeira para fundar a Arqtech Automação, uma empresa que leva soluções como Internet das Coisas (IoT) para casas e empresas.
Com sede em Cascavel, no Paraná, a empresa, hoje, tem clientes em outros estados e até no Paraguai. Também está entre os finalistas da categoria global do KNX Awards. O prêmio integra a programação da Light Building, uma feira de automação e iluminação que ocorre na Alemanha.
TERCEIRO CASE – Simony César
Nosso último case de hoje fala sobre uma empreendedora que mudou a vida de muitas mulheres. Simony César é a responsável pela criação de NINA – uma tecnologia que coleta evidências sobre assédio sexual sofrido por mulheres em transportes públicos.
A ideia surgiu a partir de um incômodo: perceber que as políticas de combate à violência contra a mulher focavam apenas no âmbito doméstico. Isso ficou ainda mais evidente quando ela vivenciou um caso de assédio sofrido por alguém próximo. Simony resolveu agir e dar vida e voz à NINA, uma plataforma tecnológica que permite denunciar experiências de assédio sexual vividas no transporte público e, a partir das estatísticas coletadas, influenciar novas políticas de planejamento urbano.
NINA já foi integrada ao aplicativo Meu Ônibus (de Fortaleza) há cerca de 6 meses. Nesse interim, a plataforma registrou cerca de 1.300 denúncias, das quais 10% viraram inquérito policial. Além disso, após a implementação no aplicativo da Prefeitura de Fortaleza, os downloads aumentaram em 25% nas plataformas iOS e Android.
Em busca do sucesso
Esperamos que você, empresária, tenha se visto nos olhares empreendedores desses três cases e tenha inspiração para voltar seu caminhar rumo ao sucesso.
Lembrando que, a sua imagem perante a sociedade (além da imagem de inúmeras mulheres) mudou (e muito). Nos últimos dois anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. Com o avanço, a atividade empreendedora passou a conferir às donas de negócio a principal posição em casa, superando o percentual de mulheres na condição de cônjuge (situação verificada quando a principal renda familiar provém do marido).
Ou seja, empreender, inspirar, ser mulher… É tudo uma questão de ser, minha cara. De ir lá e fazer. E, isso, você sabe muito bem!
Parabéns pelo esforço e pela dedicação! Nós, da Rede Legalizar, nos orgulhamos imensamente de você e esperamos ver seu sucesso de perto em curto prazo.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e de compartilhar esse artigo com suas amigas, para inspira-las também.
Para saber mais, entre em contato e marque uma reunião conosco!
Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais
Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!
WhatsApp: 31 99679-7887
Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/
🌐Site : http://golinces.com.br/
Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato!
Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.
Quer saber mais?
Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular
Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/