Como montar uma loja de material de construção em Belo Horizonte

Os motivos para que saiba como montar uma loja de material de construção, provavelmente tem haver com uma informação de…

Os motivos para que saiba como montar uma loja de material de construção, provavelmente tem haver com uma informação de suma importância: o mercado imobiliário está desaquecido.

Diferentemente do que o senso comum faz pensar, um mercado desaquecido favorece a compra de imóveis. Ao comprar imóveis já usados, são necessárias restaurações e reformas. Isso movimenta o mercado da construção e justifica saber como montar uma loja de material de construção.

Então, para os empreendedores que imaginam começar um negócio neste setor, esta pode ser uma boa hora para aprender dicas de como montar uma loja de material de construção.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que representam o básico que o empreendedor deve analisar antes da abertura da loja, tendo sido idealizado para você, quem tem o conhecimento técnico, mas ainda não possui conhecimentos administrativos e contábeis. Vamos lá?!

1 – Analise o mercado antes de montar uma loja de material de construção

A primeira etapa da criação não só de uma loja de material de construção, mas de qualquer negócio é a análise de mercado. É nela que o empreendedor e futuro gestor verifica a viabilidade do negócio frente à concorrência e aos clientes.

Nessa análise, você estuda quem vai comprar os produtos ofertados, como irá comprá-los e o que os motiva. Com essas informações é definido o público-alvo. Além disso, conhecer o público-alvo dos concorrentes é uma boa forma de diferenciar sua loja. Direcionar produtos e atendimento para clientes que ainda não são atendidos facilitará o progresso do negócio.

2 – Projete a estrutura física da loja

Você, enquanto dono da empresa, tem diversas obrigações, entre elas garantir o bom funcionamento de seu negócio. Pertencem a esse cenário ofertar mobilidade aos funcionários, boa iluminação e ventilação na loja, infraestrutura adequada ao produto que será vendido e a correta escolha dos fornecedores.

Em relação à segurança, tanto o showroom quanto o estoque devem estar assegurados, ainda mais se localizados longe do centro comercial da cidade.

Além disso, um bom aspecto visual é de grande importância e deve estar de acordo com seu objetivo (público-alvo e estratégia). Quanto ao marketing, você pode usar as redes sociais para divulgação e buscar parcerias com escritórios de arquitetura e engenharia para se estabelecer inicialmente.

3 – Faça um planejamento estratégico

Faz parte ainda do planejamento estratégico a localização da loja. Ela pode ser instalada em um pavilhão grande, com showroom (área de amostra de produtos) em um espaço e o estoque em um ambiente mais reservado. Essa opção afasta a instalação da loja de centros, tornando-a mais periférica. Isso não significa prejuízo, já que pode ser instalada perto de empreendimentos imobiliários, facilitando a vida do cliente.

4 – Fique atento aos aspectos organizacionais

Lojas de material de construção tem uma variedade muito alta de possibilidades de itens para venda. A loja pode possuir apenas itens para reformas básicas, material para construção pesada, ferramentaria, tintas e materiais para decoração (gesso, papel de parede) e assim por diante. Se o gestor optar por uma grande variedade, é fundamental que o cliente possa encontrar sozinho o que procura, logo, a organização interna da loja deve ser bem pensada.

Quanto ao pessoal, a loja precisará de vendedores, gerentes, entregadores e caixas. Eles devem conhecer a loja como um todo e não apenas o setor em que trabalham. Capriche na apresentação dos funcionários e na limpeza do ambiente.

Os equipamentos (pallets, computadores etc.) devem ser de boa qualidade para que não sejam trocados constantemente, especialmente aqueles que serão submetidos a carregamentos. Não se esqueça de adicionar nos custos EPIs para funcionários que trabalharão nos estoques.

5 – Siga as exigências legais e contábeis

Quanto à tributação, lucros e dividendos e demais encargos, é necessário a contratação de um contador (ou seja, nosso momento de brilhar). Profissionais com os disponíveis aqui, na Rede legalizar, ajudarão você em relação a tudo que precisa saber sobre registro contábil de uma empresa.

Você, enquanto proprietário, deve tomar diversas medidas antes mesmo de iniciar as contratações, principalmente para evitar gastos futuros desnecessários. Os procedimentos básicos são:

  • Registro na Secretária da Fazenda (para obtenção do CNPJ)
  • Registro da Junta Comercial e junto à Receita Estadual (para inscrição estadual)
  • Registro na prefeitura
  • Registro na Secretaria da Fazenda Estadual
  • Enquadramento na ou nas respectivas entidades sindicais
  • Cadastro na caixa econômica federal (recolhimento do INSS e FGTS)
  • Obtenção do aval do corpo de bombeiros
  • Aval da prefeitura para instalação da loja no local desejado

E agora?

Pois bem! Agora, é levantar e e já entrar em contato com um contador de confiança para iniciar seu empreendimento.

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