Como abrir empresas de reforma
Decidiu abrir empresas de reforma? Você sabia que sua opção de mercado é algo que tem um crescimento exponencial além…
Decidiu abrir empresas de reforma? Você sabia que sua opção de mercado é algo que tem um crescimento exponencial além do tempo?
Historicamente, as reformas residenciais e empresariais são um segmento que permanece próspero, mesmo com crises econômicas e variações de mercado.
Abrir empresa de reformas residenciais e empresariais, na maioria dos casos, é a garantia de projetos durante o ano inteiro, já que as reformas fazem parte da cultura brasileira e são muito procuradas por indivíduos em diferentes faixas de renda.
Para melhor te ajudar, separamos, hoje, algumas informações importantes para sua nova empresa de reformas residenciais e empresariais, além de algumas dicas para assegurar que você faça sempre um trabalho reconhecido e destaque-se no mercado de trabalho.
1 – Revitalização de ambientes
Dentro do segmento de reformas residenciais e empresariais, um serviço muito requisitado é o de revitalização de ambientes.
Neste serviço, um ambiente deteriorado e/ou antigo é renovado, incluindo sua fachada, levando em consideração os desejos do seu cliente, custos de matéria-prima e prazo estipulado.
Neste caso, a comunicação com o cliente é essencial, e esta comunicação clara e objetiva com seu cliente deve sempre ser parte primordial de sua empresa ao abrir empresa de reformas residenciais e empresariais.
2 – Construções
Algumas reformas residenciais e empresariais exigem a construção de ambientes ou parte de ambientes como complemento às reformas realizadas.
É comum que a própria empresa especializada em reformas residenciais e empresariais se dedique a construção desses ambientes – esse pode ser o seu caso.
É preciso, no entanto, contar com profissionais capacitados para esse tipo de atividade que, geralmente, é mais complexa e demanda um conhecimento mais aprofundado, por isso, certifique-se de qualificar todos os seus funcionários antes de abrir empresa de reformas residenciais e empresariais.
3 – Estrutura
O imóvel escolhido para instalar a empresa de pequenos reparos residenciais pode ser uma loja, sala comercial ou mesmo uma residência adaptada para a atividade (validado pela prefeitura), conforme abordado no capítulo “Localização”.
Sugere-se, de uma forma mais geral, um espaço com cerca de 50m², pois entende-se ser suficiente para os serviços administrativos da empresa e guarda de material.
O local, preferencialmente, deve possuir uma área destinada para o escritório da firma e contatos comerciais (reuniões com fornecedores, por exemplo), além de uma área operacional com armários para guarda dos equipamentos e ferramentas de trabalho.
É indicado que haja um vestiário para os empregados e também uma copa para refeições e guarda de alimentos.
Caso a sua empresa esteja locada em um ponto comercial, recomenda-se placas ou letreiros, pois ajuda na divulgação do negócio.
Você precisará de um espaço maior caso agregue mais serviços em sua empresa – como Instalação de Energia Solar (parece ser algo bem complicado de se atuar, mas, acredite, não é).
4 – Equipamentos que sua empresa precisa
Os equipamentos indispensáveis para a prestação de serviços de reparos residenciais são:
Equipamentos para Serviços de Limpeza
- Enceradeira
- Aspiradores de pó e líquidos;
- Máquina de hidrojato;
- Vassouras de diversos tipos, rodos, esfregões, mop’s pó e água, panos, escovas e discos para enceradeiras, esponjas de limpeza, baldes, escada e carrinho funcional;
Equipamentos para Serviços de Reparos
- Martelo;
- Chaves de fendas e chaves Phillips;
- Alicates;
- Chave de parafuso ajustável;
- Chave para tubulações;
- Pincéis;
- Serra mármore e serra tico-tico;
- Serra manual (cegueta) e serrote;
- Furadeira manual ou elétrica e brocas de diversos tamanhos;
- Multímetro ou alicate amperimétrico;
- Marreta;
- Talhadeira;
- Plumo;
- Nível;
- Trena;
- Escada;
- Extensão elétrica;
- Transformador 110/220V.
Os equipamentos utilizados na limpeza e reparos deverão estar em boas condições de uso.
Para isso, é necessário fazer a manutenção deles após a utilização.
Equipamentos de Proteção Individual
Atenção especial deve ser dada ao uso equipamentos dos EPI – equipamentos de proteção individual, incluindo o uso de luvas, capacetes, calçados e uniformes adequados para o exercício da atividade.
Nos trabalhos em fachadas de edificações, além das precauções relativas à segurança do empregado, é aconselhável saber da prefeitura local se há a necessidade de colocação de proteção na calçada ou de isolamento da área durante a execução do serviço, para evitar acidentes com terceiros.
Os principais equipamentos de proteção utilizados nos serviços de reparos residenciais, entre outros, são:
- Abafadores de ruído;
- Capacetes;
- Luvas;
- Máscaras;
- Óculos de proteção;
- Protetores faciais;
- Botinas/sapatos.
Equipamentos para a parte administrativa da sua nova empresa:
- Computador;
- Telefone fixo;
- Móveis de escritório (armários, cadeiras, mesas etc.).
É indicado que a empresa disponha de um automóvel adaptado para o transporte de funcionários, escadas, vassouras e equipamentos de sua empresa até o local de realização do serviço, a depender do serviço a ser prestado.
5 – Investimento
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor.
Considerando uma empresa de serviços de reparos residenciais de pequeno porte, montada numa área de 50 m2, será necessário um investimento de cerca de R$ 50 mil.
Com esse valor, é possível montar uma central com atendentes, comprar um carro para o transporte da equipe, além de adquirir equipamentos e produtos para limpezas e reparos.
6 – Custos
As despesas são os gastos realizados para operar o negócio, sejam fixos ou únicos.
Separamos uma pequena lista criada com base em pesquisas com empresas da área.
Seus custos podem variar entre:
- Aluguel, condomínio e IPTU: dependerá da localização e do tamanho do imóvel;
- Água, luz, telefones e acesso à internet: R$ 450,00;
- Contabilidade R$ 400,00;
- Despesas com armazenamento e transporte: de 5% a 10 % do faturamento;
- Produtos para higiene dos funcionários e limpeza: R$ 700,00;
- Despesas com vendas e divulgação: 3% das vendas;
- Recursos para manutenções corretivas: 5% do custo do equipamento ao ano.
Com essas informações em mãos, agora, é colocar sua empresa para abrir as portas (física e burocraticamente).
Para isso, é essencial ter um contador para acompanhar todo o processo.
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