Como abrir empresa em Salvador /BA

Se você está querendo saber como abrir empresa em Salvador, esse artigo, claramente, é para você! A primeira coisa importante…

Se você está querendo saber como abrir empresa em Salvador, esse artigo, claramente, é para você!

A primeira coisa importante para alertarmos é que a abertura de uma empresa no Brasil passa por muitas etapas e alguns órgãos públicos.

Para te ajudar, descrevemos abaixo o passo a passo de como abrir uma empresa em Salvador. Vamos lá?!

Passo a passo

Pesquisa do nome da empresa
Verificação do CPF dos sócios
Preparação de documentação
Pesquisa de viabilidade
Liberação da localização
Envio do DBE
Registro da empresa

Vamos explicar cada um dos tópicos para você

  1. Pesquisa de nome da empresa – Razão Social (JUCEB)

Toda empresa deve ter um nome jurídico, chamado de Razão Social.

A Razão Social tem que ser exclusiva. Ou seja, não pode haver 2 ou mais empresas com a mesma Razão Social.

Por isso, o primeiro passo antes de abrir empresa em Salvador é escolher o nome e pesquisar a disponibilidade no órgão devido, neste caso na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia).

  1. Verificação do CPF dos Sócios (JUCEB e Receita Federal)

O segundo passo para abrir empresa em Salvador é a verificação do CPF dos sócios da empresa na JUCEB e na Receita Federal.

Essa verificação é necessária para confirmar que os sócios não estão pendentes perante o Estado e para comprovar se os nomes dos sócios na Receita Federal estão de acordo com os nomes enviados nas documentações.

Pode ser feito pela internet? – A consulta na Receita Federal pode ser feita pelo site. Já a consulta na JUCEB só é realizada na própria Junta (qualquer pessoa pode consultar).

  1. Preparação de documentação da empresa

Caso não haja problema com os CPFs dos sócios, a contabilidade pode preparar os documentos necessários para dar entrada na SUCOM (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador) e na JUCEB.

Os documentos são: Contrato social, declaração de Microempresa, Capa do processo (JUCEB) e DBE (Documento básico de entrada da Receita Federal).

Assim, para o preenchimento desses documentos sobre abrir empresa em Salvador, as informações necessárias são:

  • Atividade(s) da empresa;
  • Endereço da empresa;
  • Capital Social;
  • Percentual de participação (cotas) de cada sócio;
  • Quem será o administrador (responsável);
  • Estado Civil, se casado informar o regime do casamento;
  • Profissão dos sócios

Além dessas informações, a empresa de contabilidade irá precisar das cópias autenticadas do RG, CPF e comprovante de residência de todos os sócios.

  1. Pesquisa de viabilidade de localização (SUCOM)

Após o preparo dos documentos que citamos logo acima, a contabilidade pode dar entrada ao processo de abertura na SUCOM, onde será verificada a possibilidade de a empresa desenvolver suas atividades no endereço comercial desejado.

  1. Liberação da localização – TVL (SUCOM)

Após a aprovação na SUCOM, deve ser feito o pagamento para a liberação do TVL (termo de viabilidade de localização), documento que comprova que a atividade desenvolvida pela empresa pode ser exercida no local requerido.

  1. Envio do DBE (Receita Federal)

Nesse momento, a contabilidade prepara e envia o DBE (documento básico de entrada). O DBE é o documento que irá gerar o número do CNPJ da empresa.

  1. Registro da Empresa (JUCEB)

Para esta fase final da abertura de empresa em Salvador, é fundamental a entrega dos seguintes documentos (assinados e rubricados):

  • 03 vias do contrato social,
  • 03 vias da declaração microempresa,
  • capa do contrato,
  • capa da declaração microempresa,
  • RG, CPF dos sócios
  • Ficha de Cadastro Nacional 01 e 02

Pode ser feito pela internet? – Infelizmente, não. Esse procedimento só é realizado na própria Junta (por qualquer pessoa).

Caso a JUCEB não aprove a documentação enviada, a contabilidade precisará revisar os documentos e enviar novamente.

Depois da análise e consequente aprovação na JUCEB, a empresa finalmente está aberta.

Nesse momento a contabilidade deve realizar o procedimento para habilitação de emissão de nota fiscal eletrônica pela empresa, além do envio do TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento).

Além disso, a contabilidade precisará cadastrar a empresa no INSS e no FGTS.

Prontinho! Documentos na mão, agora, tudo está pronto (burocraticamente falando) para que sua empresa possa começar a exercer sua função rumo ao sucesso.

Até a próxima!

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