Como abrir empresa em Salvador /BA
Se você está querendo saber como abrir empresa em Salvador, esse artigo, claramente, é para você! A primeira coisa importante…
Se você está querendo saber como abrir empresa em Salvador, esse artigo, claramente, é para você!
A primeira coisa importante para alertarmos é que a abertura de uma empresa no Brasil passa por muitas etapas e alguns órgãos públicos.
Para te ajudar, descrevemos abaixo o passo a passo de como abrir uma empresa em Salvador. Vamos lá?!
Passo a passo
Pesquisa do nome da empresa |
Verificação do CPF dos sócios |
Preparação de documentação |
Pesquisa de viabilidade |
Liberação da localização |
Envio do DBE |
Registro da empresa |
Vamos explicar cada um dos tópicos para você
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Pesquisa de nome da empresa – Razão Social (JUCEB)
Toda empresa deve ter um nome jurídico, chamado de Razão Social.
A Razão Social tem que ser exclusiva. Ou seja, não pode haver 2 ou mais empresas com a mesma Razão Social.
Por isso, o primeiro passo antes de abrir empresa em Salvador é escolher o nome e pesquisar a disponibilidade no órgão devido, neste caso na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia).
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Verificação do CPF dos Sócios (JUCEB e Receita Federal)
O segundo passo para abrir empresa em Salvador é a verificação do CPF dos sócios da empresa na JUCEB e na Receita Federal.
Essa verificação é necessária para confirmar que os sócios não estão pendentes perante o Estado e para comprovar se os nomes dos sócios na Receita Federal estão de acordo com os nomes enviados nas documentações.
Pode ser feito pela internet? – A consulta na Receita Federal pode ser feita pelo site. Já a consulta na JUCEB só é realizada na própria Junta (qualquer pessoa pode consultar).
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Preparação de documentação da empresa
Caso não haja problema com os CPFs dos sócios, a contabilidade pode preparar os documentos necessários para dar entrada na SUCOM (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador) e na JUCEB.
Os documentos são: Contrato social, declaração de Microempresa, Capa do processo (JUCEB) e DBE (Documento básico de entrada da Receita Federal).
Assim, para o preenchimento desses documentos sobre abrir empresa em Salvador, as informações necessárias são:
- Atividade(s) da empresa;
- Endereço da empresa;
- Capital Social;
- Percentual de participação (cotas) de cada sócio;
- Quem será o administrador (responsável);
- Estado Civil, se casado informar o regime do casamento;
- Profissão dos sócios
Além dessas informações, a empresa de contabilidade irá precisar das cópias autenticadas do RG, CPF e comprovante de residência de todos os sócios.
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Pesquisa de viabilidade de localização (SUCOM)
Após o preparo dos documentos que citamos logo acima, a contabilidade pode dar entrada ao processo de abertura na SUCOM, onde será verificada a possibilidade de a empresa desenvolver suas atividades no endereço comercial desejado.
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Liberação da localização – TVL (SUCOM)
Após a aprovação na SUCOM, deve ser feito o pagamento para a liberação do TVL (termo de viabilidade de localização), documento que comprova que a atividade desenvolvida pela empresa pode ser exercida no local requerido.
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Envio do DBE (Receita Federal)
Nesse momento, a contabilidade prepara e envia o DBE (documento básico de entrada). O DBE é o documento que irá gerar o número do CNPJ da empresa.
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Registro da Empresa (JUCEB)
Para esta fase final da abertura de empresa em Salvador, é fundamental a entrega dos seguintes documentos (assinados e rubricados):
- 03 vias do contrato social,
- 03 vias da declaração microempresa,
- capa do contrato,
- capa da declaração microempresa,
- RG, CPF dos sócios
- Ficha de Cadastro Nacional 01 e 02
Pode ser feito pela internet? – Infelizmente, não. Esse procedimento só é realizado na própria Junta (por qualquer pessoa).
Caso a JUCEB não aprove a documentação enviada, a contabilidade precisará revisar os documentos e enviar novamente.
Depois da análise e consequente aprovação na JUCEB, a empresa finalmente está aberta.
Nesse momento a contabilidade deve realizar o procedimento para habilitação de emissão de nota fiscal eletrônica pela empresa, além do envio do TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento).
Além disso, a contabilidade precisará cadastrar a empresa no INSS e no FGTS.
Prontinho! Documentos na mão, agora, tudo está pronto (burocraticamente falando) para que sua empresa possa começar a exercer sua função rumo ao sucesso.
Até a próxima!
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