5 tendências para legalização de empresas que facilitarão a vida

Um dos maiores entraves para a abertura de uma empresa no Brasil é a burocracia. Devido ao longo e demorado…

5 tendências para legalização de empresas que facilitarão a vida

Um dos maiores entraves para a abertura de uma empresa no Brasil é a burocracia. Devido ao longo e demorado processo, alguns empresários chegam a desistir do negócio ou mesmo decidem atuar na ilegalidade. Por isto a curiosidade de saber as tendências para legalização de empresas.

Há outros fatores que também dificultam o empreendedorismo nacional, como a falta de informação sobre cada etapa a ser concluída e as falhas na integração dos sistemas dos diferentes órgãos fiscalizadores e reguladores. Ambas as situações causam atraso e, muitas vezes, induzem o empresário ao erro.

Até mesmo para o Microempreendedor Individual, MEI, existem algumas dúvidas. Apesar da abertura ser facilitada, já que pode ser realizada inteiramente via internet, muitos ainda esbarram em pré-requisitos, sobretudo com relação à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que deve ser selecionada para ter direito se enquadrar na categoria.

Em meio às dificuldades, a melhor alternativa é terceirizar a legalização da empresa, deixando a cargo de profissionais com expertise para resolver as diversas fases do processo de abertura. Além de agilizar a obtenção de licenças e alvarás, o empresário ainda tem a chance de reduzir custos e conseguir seu CNPJ com mais agilidade.

O que é e qual a importância da legalização de empresa

Para abrir uma empresa é necessário obter uma série de autorizações dos órgãos públicos. Além do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ, o empreendedor deve verificar questões ligadas à localização, tipo de atividade, segurança da edificação, escolha do regime tributários e mais. Tudo isso é essencial para a empresa atuar em acordo com a lei, sem risco de multa e processos judiciais.

Entre a extensa lista de etapas estão:

  • Consulta prévia do local;
  • Pedido de viabilidade para analisar a possibilidade de a empresa exercer a atividade na região escolhida;
  • Alvará de funcionamento;
  • Cadastro no Registro Civil das Pessoas Jurídicas ou Junta Comercial, de acordo com a natureza jurídica da empresa;
  • Solicitação do CNPJ;
  • Autorização da Vigilância Sanitária;
  • Solicitação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro;
  • Pedido de Inscrição Estadual para a geração de cobrança de impostos;
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal;
  • Registro de Marca e patente.

Terminado o processo, a empresa está apta a exercer sua atividade e terá acesso a programas governamentais de financiamento, negociação, projetos de aceleração, entre outros.

Tendência para a legalização de empresas

A boa notícia é que diversas ferramentas tecnológicas estão sendo empregadas no processo de abertura de empresa, o que deve simplificar e, principalmente, desburocratizar a legalização.

A tendência é que, em alguns anos, os procedimentos estejam mais transparentes e ágeis, permitindo maior controle por meio de sistema unificados.

Entre os facilitadores previstos por especialistas em legalização de empresa então:

1 – Tecnologia a favor da legalização

Devido à pandemia de Covid-19, o mundo se viu obrigado a ampliar o uso de ferramentas tecnológicas para atender às diversas demandas. Com isso, muitas delas foram aprimoradas, dando espaço a outras funcionalidades.

Uma delas é a criação de softwares de automação que, por meio da inteligência artificial, organizam e compartilham documentos de forma quase instantânea. O ramo de advocacia e contabilidade, até então resistentes a esse tipo de tecnologia, viram a oportunidade de oferece melhores serviços aos clientes, sobretudo no que diz respeito aos processos de legalização de empresa.

Contudo, no Brasil, essa modernidade esbarra na limitada capacidade dos órgãos públicos de tornar as tarefas automatizadas. Muitos recursos ainda são realizados de forma manual e sem integração, o que acarreta em atrasos e ainda mais burocracia.

2 – Centralização de informações

Os bots estão se tornando o primeiro contato do usuário com o serviço pretendido. Cada vez mais eficazes, esses canais de atendimento centralizam as informações e são capazes de oferecer soluções de forma rápida e assertiva.

Já plataforma de integração automatizam o trabalho antes realizado manualmente de forma eficaz e com margem mínima de erros. Cálculos baseados em diversas variáveis, lembretes, agendamentos, aplicações de regras, tudo feito de forma ativa por softwares robustos.

 

3 – Velocidade da comunicação digital remota

Se os processos estão ganhando agilidade, a comunicação não poderia ser diferente. Cada vez mais, pessoas se conectam de forma instantânea e esperam respostas ainda mais rápidas. E no mundo corporativo essa agilidade é ainda mais cobrada.

Pedidos online são acompanhados minuto a minuto, seja em aplicativos de delivery ou serviços. Tudo de forma rápida e remota, o que garante economia de tempo.

O processo de legalização de empresa também será assim. Além da automatização, haverá mais agilidade e transparência, proporcionando ao empreendedor resolver questões de forma mais simples e rápida.

4 – Integração e proteção

Com tanta modernidade, é normal que haja preocupação quanto ao armazenamento e confidencialidade dos dados cadastrados nos softwares. Por isso, as novas tecnologias são lançadas com ferramentas que garantem a segurança das informações, não só quanto à vazamentos como a integridade dos documentos.

Por meio da tecnologia Blockchain, a mesma utilizada no mercado de criptomoedas, será possível garantir a idoneidade das informações cadastradas e ainda registrar possíveis alterações com indicação do autor. Tudo isso com a criptografia, que evita o acesso às informações de pessoas não autorizadas.

5 – Identificação eletrônica

De que adianta ter aparato tecnológico para realizar as mais diversas tarefas de forma remota se o empreendedor precisar enfrentar fila para reconhecer firma em cartório. Essa realidade já está mudando graças às assinaturas eletrônicas, que dispensam apresentação de documento e presença do responsável.

Essa tecnologia está se tornando conhecida no Brasil e tem ganhado cada vez mais adeptos. A tendência é que, com a chegada da nova carteira de identidade, informações pessoais e dados relacionados à patrimônio, abertura de empresa, educação, saúde, entre outros sejam unificados.

Isso irá representar um grande avanço para o processo de legalização de empresa, uma vez que as informações necessárias estarão disponíveis em um só lugar.

Todas essas tendências já começaram a ser utilizadas por empresas especializadas em legalização, o que permite que elas ofereçam serviços de qualidade, tratamento individualizado e agilidade no processo.

Siga-nos também nas redes sociais e inscreva-se em nossos canais

Fique por dentro de todas as novidades do universo do empreendedorismo!

WhatsApp: 31 99679-7887

Instagram: https://www.instagram.com/golinceslicencaseregistros/

🌐Site : http://golinces.com.br/

Baixe seu E-book: Guia de sucesso para abertura de empresas

GoLinces CTA Ebook AberturadeEmpresas

Caso ainda tenha dúvidas sobre a diferença entre Legalização e Regularização de empresa, entre em contato!

Se precisar de dicas e ajuda para tirar seu sonho do papel, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a te auxiliar.

Quer saber mais?

Regularizar empresa: como detectar uma empresa em situação irregular

Abrir CNPJ de Forma rápida

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui o seu comentário ou entre em contato conosco por meio do site: https://golinces.com.br/contato/

 

Solicite um orçamento